
No dia 14 de maio de 2025, a empresa Tesla divulgou um vídeo que mostra o robô humanoide Optimus dançando. Lançado em 2022, o Optimus foi desenvolvido para executar tarefas cotidianas e já vinha demonstrando habilidades como dobrar roupas e manusear objetos com precisão. Agora, a dança entra em cena como evidência da evolução do controle motor, equilíbrio e fluidez de movimentos do robô.
O vídeo gerou grande repercussão nas redes sociais. A dança revela os avanços técnicos na mobilidade do robô e na sua capacidade de lidar com movimentos complexos em tempo real.
Segundo Milan Kovac, engenheiro da Tesla, a performance foi totalmente gerada a partir de aprendizado em simulação, sem o uso de efeitos especiais:
“É tudo na velocidade do tempo real, zero CGI, totalmente aprendido em simulação e zero-shot transferido para a realidade. Além de ser divertido, tivemos que fazer melhorias significativas em nosso modelo de robô em simulação, randomização de domínio e outras técnicas que serão transferidas diretamente para situações mais práticas também (caminhada robusta e controle ágil de corpo inteiro em geral)”, explicou em seu perfil no X (antigo Twitter).
Para o campo da dança, o vídeo levanta questões sobre os limites entre corpo humano e corpo-máquina.
Referências:
- CNN Brasil: Robô da Tesla aparece dançando em novo vídeo e web reage: ‘Melhor que eu’
- Not a Tesla App: Tesla Engineers Reveal How Optimus Learns and Show Off Its Dance Moves (Video)
- Economic Times: Tesla’s Optimus robot cooks, cleans and leaves the internet torn
- Wikipedia: Optimus (robô)
- X.com: Perfil de Milan Kovac