
Foto: Paullo Amarall
Convite integra a mostra São Paulo Showcase, com apoio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
A Cia de Dança de São José dos Campos embarca no mês de julho para a Escócia, onde fará sua estreia no Edinburgh Festival Fringe — o maior e mais importante festival de artes cênicas do mundo. A companhia integra o São Paulo Showcase, iniciativa da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob a liderança da secretária Marília Marton.
A participação marca um momento histórico para a companhia, criada em 2010 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo: trata-se da primeira apresentação internacional da Cia de Dança de São José dos Campos. Os bailarinos joseenses integram a comitiva oficial do Governo do Estado de São Paulo, que realizará um showcase no país europeu.
Ao todo, serão seis espetáculos paulistas no Fringe 2025:
• Fraude Honesta – Cia Fundo Falso
• O que tem na cozinha – La Troupe
• Os Mequetrefe – Parlapatões
• Queijo com Goiabada ou Romeu e Julieta – Cênica
• Um Outro Olhar – Teatro Cego
• Voyeur / Samba e Amor – Cia de Dança de São José dos Campos, com coreografia de Lili de Grammont.

Foto: Paullo Amarall
O Edinburgh Festival Fringe reúne anualmente mais de 3 mil espetáculos de teatro, dança e performance, atraindo programadores e público de todo o mundo.
A companhia paulista se apresentará no espaço Dance Base Three – Assembly, de 31 de julho a 24 de agosto, com 19 apresentações, de quarta a domingo, às 13h. Os ingressos já estão à venda no site oficial do festival: https://www.edfringe.com/
No palco, o grupo apresenta o Double Bill: Voyeur / Samba and Love, com coreografias de Lili de Grammont e trilhas originais de Ed Côrtes. Voyeur explora as fronteiras do olhar e da vulnerabilidade no corpo exposto. Já Samba e Amor, inspirada na canção homônima de Chico Buarque, atualiza a crítica do compositor ao trazer para cena a exaustão contemporânea, o excesso de trabalho e a ausência de descanso, traduzindo em movimento um Brasil de desafios, ritmos, afetos e resistência poética ao burnout.
A Cia de Dança de São José dos Campos é um dos principais grupos de dança contemporânea do Vale do Paraíba. Desde março de 2024, a curadoria artística é assinada por Lili de Grammont, que desenvolve uma linha coreográfica pautada por pesquisa de movimento, música brasileira e temas de impacto humano e social.
Lili de Grammont é coreógrafa, diretora artística e professora de dança contemporânea (certificada Rambert Grades – Londres). Com formação em dança, psicologia e direitos humanos, assina mais de 30 obras originais e tem se destacado na cena brasileira por seu trabalho autoral, com criações como Memória em Conta Gotas (São Paulo Cia de Dança) e V.I.C.A. (Balé Teatro Guaíra).
Serviço:
Double Bill: Voyeur / Samba and Love
Cia de Dança de São José dos Campos
De 31/07 a 24/08 – Quartas a domingos, às 13h
Dance Base Three – Assembly
Edinburgh Festival Fringe 2025
Ingressos: https://www.edfringe.com/
Ficha Técnica:
Concepção e coreografia: Lili de Grammont
Trilha sonora original: Ed Côrtes
Direção cênica: Lili de Grammont
Figurinistas: Bruna Fernandes (Samba e Amor) e Nathan Souza (Voyeur)
Bailarinos(as): Amanda Meirelles, Matheus Yuji, Carolina Pereira, Nathan Souza, Milton Sabará, Raffaela Scotti, Maria Clara Zanette
Mais informações:
[email protected]