
Reprodução @savallinha
Na festa junina do Colégio Salesianos, em Salvador, o estudante Yaguinho (@savallinha) surpreendeu com uma performance inspirada em Ney Matogrosso, ao som de Homem com H. Com atitude, domínio de cena e muita dança, ele transformou a quadra de esporte da escola em território de arte, expressão e memória, e conquistou a web com sua entrega.
Quando a dança entra na escola, abre-se a possibilidade de acessar tudo o que ela pode oferecer: expressão, memória, história, identidade e afeto.
No vídeo, Yaguinho rompe com o previsível e traz à tona a potência cênica de Ney Matogrosso — artista que revolucionou os palcos brasileiros com sua voz, sua dança e sua presença.
É nesse gesto que a gente percebe o quanto a escola pode (e deve!) ser um lugar de investigação e expressão. Um espaço em que o corpo também pesquisa, cria, propõe. O figurino vira estudo. A dança vira encontro com a história da arte brasileira. E a festa, que poderia ser apenas protocolo, se torna afirmação e potência.
O colégio Salesianos destacou:
“Esse vídeo é de um projeto incrível dos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Liceu! Cada turma ficou responsável por uma década, trazendo curiosidades do Brasil e da história da nossa escola, que tá comemorando 125 anos. E o nosso @savallinha simplesmente ARRASOU como Ney Matogrosso, representando a década de 70 e 80 com muita arte e talento. A arte, que é um dos pilares da educação salesiana, brilhou e nosso artista merece todo o reconhecimento!”
Porque celebrar a cultura popular também é reinventá-la, com coragem, referências e sensibilidade.
Assista o vídeo clicando AQUI