
Danças para semearmos na cidade
Em algum lugar de nós estão guardadas as experiências da infância, de uma época em que o movimento ocupava posição de destaque na mediação entre os “mundos” interno e externo, pessoal, interpessoal...

Uma perfeita união: Dança e Nutrição
A alimentação adequada tem um papel fundamental na aquisição e manutenção de uma boa saúde. A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo.A...

Corpos que dançam: uma resistência à dicotomia mente e corpo
Em um mundo que insiste na dicotomia entre razão e sentido, mente e corpo, cultura e natureza, dançar é um ato de resistência. Neste texto, mobilizo dois autores da Antropologia do corpo...

Pioneiros da Educação Somática no Brasil
Embora admitamos que as estreitas relações entre a dança e o campo que conhecemos hoje sob o nome de Educação Somática vêm sendo – desde o final do século XIX – determinantes...

O trabalho de chão da dança moderna à dança contemporânea
Expressar-se é necessidade inerente do ser humano. Linguagens artísticas das mais diversas formas foram desenvolvidas ao longo da história na busca incessante por algo que defina, represente e afirme a identidade do...

Inventividade no campo da criação coreográfica
“Tem coisas que nos deixam sem palavras. E tem coisas que as palavras não dão conta de dizer. É aí que entra a dança” (Pina Bausch).Como artista bailarino, intérprete criativo e também criador,...

Considerações sobre o ensino do balé
Há quase 40 anos ensino balé para crianças, adolescentes e adultos, através de uma proposta pedagógica fundamentada na percepção do corpo como principal processo para aquisição da técnica.Durante esses anos, tenho observado...

Crianças cegas, a dança e o imaginário
Como trabalhar a poética da dança com crianças cegas? Como utilizar o imaginário a favor dos sentidos? Uxa Xavier pondera que o projeto proporcionou às crianças do Instituto de Cegos Padre Chico...

Eutonia e Artes Cênicas
Como profissional de artes cênicas, aos sete anos comecei os meus estudos em dança clássica, no Recife, Pernambuco. Mas, quando conheci Klauss (1928 -1992) e Angel Vianna (1928), mestres e introdutores da expressão...