Danças para semearmos na cidade

Danças para semearmos na cidade

Em algum lugar de nós estão guardadas as experiências da infância, de uma época em que o movimento ocupava posição de destaque na mediação entre os “mundos” interno e externo, pessoal, interpessoal...

Uma perfeita união: Dança e Nutrição

Uma perfeita união: Dança e Nutrição

A alimentação adequada tem um papel fundamental na aquisição e manutenção de uma boa saúde. A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo.A...

Corpos que dançam: uma resistência à dicotomia mente e corpo

Corpos que dançam: uma resistência à dicotomia mente e corpo

Em um mundo que insiste na dicotomia entre razão e sentido, mente e corpo, cultura e natureza, dançar é um ato de resistência. Neste texto, mobilizo dois autores da Antropologia do corpo...

Pioneiros da Educação Somática no Brasil

Pioneiros da Educação Somática no Brasil

Embora admitamos que as estreitas relações entre a dança e o campo que conhecemos hoje sob o nome de Educação Somática vêm sendo – desde o final do século XIX – determinantes...

O trabalho de chão da dança moderna à dança contemporânea

O trabalho de chão da dança moderna à dança contemporânea

Expressar-se é necessidade inerente do ser humano. Linguagens artísticas das mais diversas formas foram desenvolvidas ao longo da história na busca incessante por algo que defina, represente e afirme a identidade do...

Inventividade no campo da criação coreográfica

Inventividade no campo da criação coreográfica

 “Tem coisas que nos deixam sem palavras. E tem coisas que as palavras não dão conta de dizer. É aí que entra a dança” (Pina Bausch).Como artista bailarino, intérprete criativo e também criador,...

Considerações sobre o ensino do balé

Considerações sobre o ensino do balé

Há quase 40 anos ensino balé para crianças, adolescentes e adultos, através de uma proposta pedagógica fundamentada na percepção do corpo como principal processo para aquisição da técnica.Durante esses anos, tenho observado...

Crianças cegas, a dança e o imaginário

Crianças cegas, a dança e o imaginário

Como trabalhar a poética da dança com crianças cegas? Como utilizar o imaginário a favor dos sentidos? Uxa Xavier pondera que o projeto proporcionou às crianças do Instituto de Cegos Padre Chico...

Eutonia e Artes Cênicas

Eutonia e Artes Cênicas

Como profissional de artes cênicas, aos sete anos comecei os meus estudos em dança clássica, no Recife, Pernambuco. Mas, quando conheci Klauss (1928 -1992) e Angel Vianna (1928), mestres e introdutores da expressão...