Coreografia como metáfora?

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Categoria

Bibliografia

Subcategoria

Artigo

Ano

2023

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

São Paulo

Descrição

Este artigo se dedica a uma leitura crítica da 35ª Bienal de Arte de São Paulo, cujo nome Coreografias do Impossível. Parte-se de uma contextualização histórico-política do termo ‘coreografia’, para em seguida olhar para o evento da Bienal e buscar compreender como a palavra coreografia norteou, ou não, a estruturação e realização do mesmo. Evitou-se partir dos discursos em torno do tema, mas sim, investigar na prática curatorial e expográfica, se; a) ao utilizar uma palavra circunscrita ao território da dança, houve um comprometimento por parte da curadoria com esse território artístico específico, seja curando artistas da dança, seja trazendo a público as questões concernentes a esta arte?; b) podemos notar um pensamento coreográfico norteando as ações curatoriais e o modo como a exposição foi concebida?; c) podemos notar um pensamento coreográfico norteando o projeto e realização da expografia?; d) houve uma atenção para com as diversas camadas coreográficas e políticas, que permeiam uma instituição da dimensão de uma Bienal para a concepção do projeto curatorial e expográfico?. Por fim, trazer a baila, as questões e implicações que se pode levantar a partir dos usos, cada vez mais recorrentes, da palavra coreografia.

Daniel Fagus Kairoz

Artista transdisciplinar que através do pensamento coreográfico articula sua prática artística e realiza suas obras sempre na encruzilhada entre perspectivas e diversos territórios da arte, mas também da filosofia, da crítica, da arquitetura/urbanismo e da cosmopolítica. Além de atuar como artista, atua também como curador, produtor e crítico. Em 2013 criou o “fãzine de crítica de dança” e a editora independente Phármakon. Atualmente tem aprofundado seus estudos, iniciados em 2018, dos princípios da filosofia taoista aplicados à dança, além de atuar como terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa desde 2020.

Autor(a)

Daniel Fagus Kairoz

Número de páginas

15

Idioma

Português