
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
abril
País
Cidade
Descrição
Imagens do espetáculo “Ebó Iyê, ritual para sobrevivência”, com coreografia de Peter Badejo, apresentado no Teatro The Place, em Londres. A artista Inaicyra Falcão, que integrou a Companhia Intercultural Peter Badejo, participou deste espetáculo. Ela fez uma longa turnê pela Inglaterra em 1989.
Peter Badejo é um artista nigeriano e um dos principais coreógrafos, dançarinos e especialistas em performance africana da Grã-Bretanha. Seu compromisso com as artes performáticas africanas reflete uma extensa pesquisa na Universidade de Londres e na UCLA, onde concluiu seu mestrado em Etnografia da Dança. Popularmente conhecido como “Tio P (Uncle P)”, Peter Badejo teve um impacto significativo nas artes britânicas. Em 1990, fundou a Badejo Arts, onde atuou como Diretor Artístico e muitos dos atuais dançarinos e coreógrafos africanos aprenderam seu ofício. Sua longa lista de créditos em dança e teatro inclui apresentações nas peças The Gods Are Not to Blame e Death of the King’s Horseman, da Talawa Theatre Company. As obras encomendadas por Badejo incluem trabalhos para o Adzido Pan African Dance Ensemble, o Royal Exchange Theatre de Manchester e a School of African and Oriental Studies, em Londres. Em 2001, ele foi premiado com o título de OBE (Ordem do Império Britânico) em reconhecimento ao seu trabalho e compromisso com o desenvolvimento da dança africana. Em 2013, Badejo recebeu o Lifetime Achievement Award (Prêmio de Contribuição Vitalícia) da Associação de Dança da Diáspora Africana. Em 2017, foi aclamado como uma lenda viva na Nigéria, durante uma celebração do jubileu de platina para reconhecer 70 anos de contribuições excepcionais para o teatro e a dança.
Inaicyra Falcão possui Graduação em DANÇA pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em ARTES TEATRAIS, dissertação: ‘The Ritual Dance in Bahia’, University of Ibadan/Nigéria. Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade de São Paulo/Brasil; ‘Da Tradição Africana-Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação’. Livre-docente na área de PRÁTICAS INTERPRETATIVAS/Dança do Brasil; ‘Entrelaçar: a Dinâmica da Trama’, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França, com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas e do curso de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordenou o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rituais e Linguagens do Diretório do CNPq. Publicou o livro Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação e é uma das organizadoras do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte-educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão sobre o trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, história de vida na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto. Recebeu o Prêmio Milu Vilela – Itaú Cultural 35 anos, pelo reconhecimento de sua trajetória longeva e definitiva na construção e transformação da nossa cultura. A 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, comissionou, celebrando a sua história, o projeto Tokunbó: Sons entre Mares, composto de uma publicação, da gravação e da apresentação de um disco e sua performance lírica.
Ficha Técnica
Coreografia: Peter Badejo
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Teatro The Place
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.