Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
04 a 26 de março de 2020 (quintas e sextas, 20h).
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Tipo do Material
Descrição
O TREMOR MAGNÍFICO é o mais recente trabalho de Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo. Estreou em março de 2020 no Teatro de Contêiner em São Paulo. O trabalho lança mão de um universo simbólico, simbiótico e desordenado para um mergulho nessa relação contraditória e irreconciliável com o passado. Em cena estão Danielli Mendes, Larissa Ballarotti, Marina Matheus, Joana Ferraz, Tomás Decina, Chico Lima, José Artur Campos e a própria Bianchi, que criou uma dramaturgia de quatro ciclos, com quatro saltos no tempo. A natureza do cinema de horror, a literatura sadiana, Orlando de Virginia Woolf e a poesia de Emily Dickinson estão entre as fontes de pesquisa deste trabalho. Partimos de dois pontos cruciais para este novo trabalho: o primeiro são as noções de passado e tempo que estão alocadas nos nossos corpos. Como lidamos com esse acúmulo de informações de Eras, estilhaços de passado em nosso corpo e em nossa subjetividade? O outro ponto que orientou a pesquisa de O Tremor Magnífico é como a História não dá conta das mulheres consideradas violentas. Nos parece uma contradição a mulher ser cruel, porque a narrativa histórica hegemônica é patriarcal e altamente perigosa para as mulheres. Deveríamos ser dóceis, para não sermos aniquiladas. Tudo que é considerado monstruoso na mulher, é aquilo que o homem não consegue dominar. – diz Carolina Bianchi. O Tremor Magnífico é uma tentativa errática de borrar alguns sentidos da linearidade histórica, misturando fatos ficcionais e fatos reais. Invoca monstros, rainhas, fantasmas, condessas sanguinárias e poetas mortas, que se atravessam num mashup histórico, violento e molhado.
Ficha Técnica
Direção, Dramaturgia e Concepção – Carolina Bianchi | Em cena e em colaboração na criação – Danielli Mendes, Joana Ferraz, Larissa Ballarotti, Chico Lima, José Artur Campos, Marina Matheus, Tomás Decina e Carolina Bianchi | Assistência de Direção e participação em cena – Luisa Dalgalarrondo | Direção de produção – Jasmim Produção Cultural | Produção Executiva – AnaCris Medina e Lu Mugayar | Luz – João Rios | Música original – Miguel Caldas | Desenho de som – Miguel Caldas e Joana Flor | Pesquisa de trilha sonora – Carolina Bianchi | Assistência técnica e produção – João Gabriel OM, João Duarte e Felipe Marcondes | Figurinos – Antonio Vanfill | Direção de arte – Tomás Decina | Assistência de arte e figurinos – Lu Mugayar | Fotos – Mayra Azzi | Design gráfico – Érico Peretta | Vídeos – Thany Sanches | Registros em vídeo de processo e peça – Clara Cavour | Efeitos – Gustavo Saulle | Comunicação – José Artur Campos | Confabulações de pesquisa y bruxarias de todo tipo – Carolina Mendonça e Rodrigo Andreolli | Satanismo e sinapses fundamentais – Gabriela Amaral Almeida | Apoio – Festival Atos de Fala, Simpatia257, O Andar, Espaço Multiartístico Capital 35, Estúdio Fita Crepe, Fazenda Santa Esther, Oficina Cultural Oswald de Andrade, a casa do Henrique Lima, Fernando Frahia e Teatro de Contêiner | Realização – Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo.
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Teatro Conteiner | Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia.