
Categoria
Subcategoria
Ano
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Descrição
Dança moderna 1992-2022 reúne textos do livro Dança moderna (1992) com escritos atualíssimos, incluindo imagens inéditas: as fotos da bailarina da Semana de Arte Moderna, evento que em 2022 teve seus cem anos festejados. Sob a curadoria editorial de Cássia Navas, os quatro artigos de 1922 permaneceram intactos: “As mães da modernidade” e “Klauss Vianna em São Paulo”, de Cássia Navas, “As companhias estáveis” e “A experiência do Teatro de Dança no Galpão”, de Linneu Dias. A eles juntam-se os capítulos: “Dança na Semana de Arte Moderna: importante desimportância”, de Cássia Navas; “Dança em São Paulo hoje: continuidade e instabilidade, de 1992 a 2022”, de Henrique Rochelle, e “Modernidade, dança no Recife”, de Arnaldo Siqueira. Com isso, consolidam-se as escrituras da modernidade em dança (aqui incluídos o pós-moderno, o contemporâneo e até mesmo um “des-moderno” decolonial), desta vez para além de São Paulo, lançando-se uma mirada sobre a dança do Recife.
A obra Dança Moderna 1992-2022 é uma realização do Programa de Ação Cultural-PROAC Mecenato Direto, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em edital que contemplou a CÁSSIA NAVAS PRODUÇÕES CULTURAIS.
Arnaldo Siqueira – Doutor em Artes da Cena (Instituto de Artes-Unicamp), Professor do Curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Produtor Cultural e Curador de projetos e festivais de dança e autor de inúmeros artigos e quatro livros sobre a dança em Recife.
Cássia Navas – Pesquisadora e ensaísta, é professora-colaboradora do Programa de Artes da Cena/ Instituto de Artes-Unicamp. Curadora e consultora de vários projetos/programas em dança no Brasil e exterior, é especialista em gestão/políticas da cultura (Ministère de la Culture- France/UNESCO/Université de Dijon).
Henrique Rochelle – Crítico de dança, Doutor em Artes da Cena (Unicamp/Paris 8), com estágios de Pós-Doutoramento na USP, onde atuou como Professor Colaborador. É editor do site Outra Dança e membro da APCA.
Linneu Dias (1927-2002) – Ator, contista, poeta, dramaturgo e tradutor brasileiro, pesquisador do IDART- Departamento de Informação e Documentação Artísticas, Secretaria Municipal de Cultural/SP foi o primeiro e fundamental crítico de dança do jornal O Estado de São Paulo.
Autor(a)
Arnaldo Siqueira, Cássia Navas, Henrique Rochelle e Linneu Dias
Editora
Mireveja
ISBN
9786586638363
Coleção
Todos os esforços foram feitos para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso haja qualquer discrepância ou omissão, pedimos que nos comuniquem. É proibida a reprodução total ou parcial sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.