Na foto: Elenco | Fotógrafo: Iannini.

Galeria de Fotos

Na foto: Elenco | Fotógrafo: Iannini. Na foto: Elenco | Fotógrafo: Iannini. Na foto: Elenco | Fotógrafo: Iannini. Na foto: Elenco | Fotógrafo: Iannini. Na foto: Elenco | Fotógrafo: Iannini.

Categoria

Fotos

Subcategoria

Espetáculo

Ano

1960

País

Brasil

Estado

MG

Cidade

Belo Horizonte

Estilo de Dança

Balé Clássico

Descrição

Fotos do Ballet Klauss Vianna no espetáculo “Arabela, a Donzela e o Mito” baseado no romance “O Amanuense Belmiro” de Cyro dos Anjos e com coreografia de Klauss Vianna.

1.º Quadro: Belmiro é uma máquina funcionando na engrenagem da repartição pública. Pressente que seu destino, representado pelo contínuo, é a repartição, a burocratização de si próprio, mas interiormente não o aceita e se revolta, buscando refúgio no
2.º Quadro: Mito. Belmiro sente que precisa de amor e procura uma moça que reúna em si tudo o que sente faltar nas outras. Procura-a entre todas, e em todas encontra a mesma falta de unidade, retirando de cada uma os elementos com os quais idealiza Arabela, o Mito que substitui a
3.º Quadro: Donzela impossível. Na rua, de súbito, casualmente, encontra Carmela, jovem na qual vê a materialização do Mito que ele próprio criou. Carmela e Arabela se fundem em uma só.
4.º Quadro: Carnaval. Na confusão dos foliões, Belmiro perde de vista a Donzela e o Mito, agora inseparáveis, que afinal desaparecem completamente.
5.º Quadro: A destruição do Mito: Carmela casa-se. Belmiro sente que, com ela, foram-se todas as suas esperanças.
6.º Quadro: Volta à repartição e entrega-se dócil às mãos do seu destino.

Belmiro: Décimo de Castro
Arabela: Pompéia Pires
Carmela: Marilene Martins
O Continuo: Guido Almeida (por deferência do TE)
Funcionárias: Julieta Pontes e Marilena Amorim.
Origens do Mito: Dione Almeida, Lia Pudles, Lúcia Monteiro, Marinela Uxa

O Ballet Klauss Vianna, grupo dirigido pelo casal Angel e Klauss Vianna na escola de dança, foi formalizado em 19 de setembro de 1959. Angel Vianna atuava como primeira bailarina e coreógrafa. Desde o início, o grupo se destacou por seu caráter inovador ao não encarar o balé como algo fechado, preocupando-se em quebrar as fronteiras entre as artes e construir uma dança genuinamente brasileira. Com esse grupo, Angel e Klauss Vianna puderam aprofundar suas pesquisas, tanto técnicas quanto coreográficas, e desenvolver processos que já haviam iniciado alguns anos antes. A cerimônia de criação do grupo ocorreu em 1º de novembro de 1959, no auditório do Lions Club. O corpo administrativo do Ballet Klauss Vianna era composto por Carlos Denis Machado (presidente), Ivan Ângelo (secretário), Klauss Vianna (diretor artístico) e pelos membros do conselho administrativo: Anita Uxa, Ana Marina Vianna, Oscar Hermanny, Hélio Vaz de Melo, Gilson de Paula, Jacques do Prado Brandão e Júlio Pudles. Angel foi a colaboradora e pensadora, juntamente com Klauss, de todos os passos da escola e do grupo profissional.

Ficha Técnica

Presidente: Carlos Denis Machado | Secretário: Ivan Ângelo | Diretor artístico: Klauss Vianna | Coreografia: Klauss Vianna | Bailarinos convidados: Décimo de Castro | Elenco: Angel Vianna, Dione Almeida, Julieta Pontes, Lia Pudles, Lúcia Monteiro, Marilena Amorim, Marilene Martins, Marinela Uxa e Pompéia Pires | Cenários: Augusto Degois | Figurinos: Wilma Martins | Iluminação: José Carlos de Almeida Cunha

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Angel Vianna, Ballet Klauss Vianna, Klauss Vianna