Arquivo PDF
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
19 e 20 de agosto
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Tipo do Material
Descrição
A Emparedada da Rua Nova, de Eliana de Santana, é inspirada no romance homônimo de Carneiro Vilela (1846-1913). O romance, ambientado na cidade de Recife (PE), no século 19, relata o caso de uma jovem emparedada viva em seu próprio quarto, a mando de seu pai. Ao longo do tempo, esta tragédia urbana alimentou o imaginário popular.
Fala-se da presença da morta, a rondar pela casa – uma assombração. Ficção e realidade se confundem, a história da emparedada seria real?
Sem ignorar as questões do amor e do feminino, presentes no romance de Carneiro Vilela, a pesquisa de dança de Eliana de Santana acabou se direcionando para um lugar em que prevalecem aparições, presenças momentâneas, espectros, fantasmas, entidades.
A Emparedada da Rua Nova, em suma, é uma investigação poética sobre o tema da morte e do sobrenatural.
No arquivo é possível visualizar 4 versões de Cartazes.
Ficha Técnica
Autor da obra: Carneiro Vilela (1846-1913) | Direção e interpretação: Eliana de Santana | Espaço cênico e iluminação: Hernandes de Oliveira | Trilha Sonora e figurinos: Hernandes de Oliveira e Eliana de Santana | Participação: Efigênia Maria | Assistente de produção: Rodrigo Eloi Leão
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Centro Cultural da Penha