Espetáculo MOVI. Foto: Mauro Dann (2023).
De 17 a 26 de julho, o FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto realiza sua 23ª edição internacional e celebra 56 anos de história com uma programação que amplia os horizontes das artes cênicas. Referência no cenário cultural brasileiro, o festival traz em 2025 uma potente seleção de espetáculos de dança contemporânea e dança aérea, reafirmando seu compromisso com a diversidade de linguagens artísticas e com o acesso democrático à cultura.
E a dança abre os trabalhos: no dia 17 de julho, quinta-feira, às 20h, no Anfiteatro da Represa, o FIT Rio Preto dá início à sua programação com o impactante espetáculo 8CHO, da Brenda Angiel Aerial Dance Company, da Argentina. A montagem reúne sete bailarinos suspensos por cordas e sete músicos em cena para reinventar o tango a partir de novas espacialidades, mantendo sua intensidade expressiva e emocional. Com trilha original que transita entre o eletrônico e o acústico, a coreografia é uma celebração da dança aérea e da cultura portenha, assinada por uma das coreógrafas mais respeitadas da América Latina.
Totalmente gratuita, a programação do FIT reúne 47 obras de artistas do Brasil e da América Latina em 111 apresentações espalhadas por 18 espaços nas 10 regiões da cidade, incluindo teatros, praças, ruas e espaços alternativos. A dança ganha destaque especial com espetáculos que exploram múltiplas estéticas e propostas coreográficas, dialogando com o teatro, a música, as tecnologias imersivas e as questões sociais e afetivas que atravessam os corpos em cena.
Além de 8CHO, a companhia argentina também apresenta MOVI, espetáculo voltado ao público infantil, premiado e inovador, que convida as crianças a mergulharem em um universo mágico de imagens, música e corpos voadores. O México também marca presença na programação internacional com a montagem Amanhecer com Guarda-Chuvas, de Maribel Michel Cía. e Irónico Retrueque, da Cidade do México. A encenação dialoga com o teatro e o movimento e não inclui diálogos e mostra a história de duas mulheres, uma leve e pequena e outra alta e pesada, que se enredam em um varal onde há mais do que apenas roupas penduradas.
Do Norte do Brasil, As Cores da América Latina, da Panorando Cia e Produtora (AM), cruza teatro e dança para celebrar manifestações populares do Chile, Peru e Brasil, com máscaras vibrantes e forte apelo visual.
As produções locais também ocupam espaço de destaque. Em Outros Navios: danças para não morrer, performers de São José do Rio Preto revisitam suas histórias e resistências, encerrando com uma celebração ao som de discotecagem ao vivo. Já o Balé de Rio Preto apresenta Aos que aqui estão, um olhar crítico e poético sobre o egoísmo social, inspirado nas obras do artista Banksy. Em Tenha Cuidado! É o Meu Coração, o artista Mayk Ricardo propõe um rito afetivo e político de resistência negra por meio da dança, em um gesto de afirmação e permanência.
E para as crianças e famílias, o espetáculo Expresso Caracol, da Cia dos Pés, transforma um caracol gigante em palco itinerante onde dança e circo se encontram para contar uma história de poesia, deslocamento e reencontro.
Programação:

8CHO – Foto: Alex Kurov
Brenda Angiel Aerial Dance Company – Buenos Aires | Argentina
17/07 (quinta-feira) às 20h – Anfiteatro da Represa – ABERTURA OFICIAL
60 minutos | Livre
Uma surpreendente perspectiva sobre o tango, tanto do ponto de vista da dança quanto da música. Um espetáculo com 14 artistas: sete bailarinos e sete músicos. Os bailarinos, suspensos por cordas e arreios, criam outras espacialidades e uma série de inusitadas possibilidades para o tango, sem perder sua sensualidade, nostalgia, humor e poder expressivo. Mantendo a essência do gênero River Plate e inspirado em um dos famosos passos de mesmo nome, 8cho foi criado pela coreógrafa Brenda Angiel, com vasta carreira internacional e mais de 30 anos de dança aérea. Quanto à música, os temas e arranjos são originais e variam entre tangos eletrônicos, acústicos e os tradicionais.
Ficha técnica:
Coreografia e Direção artística: Brenda Angiel
Música Original e Arranjos: Juan Pablo Arcangeli, Martín Ghersa
Direção Orquestral: Juan Pablo Arcangeli
Bailarinos: Carla Bugiolacchi, Mauro Dann, Morena Grasso, Rosina Heldner, Maximiliano Navarro, Guillermo Fabricio Pérez, Giselle Pezoa Iturra
Orquestra: Joaquín Apesteguía – guitarra, Juan Pablo Arcangeli – contrabaixo e baixo elétrico, Gabriela Bernasconi – piano, Pablo Borghi – violino, Alejandro Guyot – voz, Pedro Kiszkurno – bandoneón e Carlos Nieto – percussão.

MOVI – Foto: Valen Casucelli
Brenda Angiel Aerial Dance Company – Buenos Aires | Argentina
18/07 (sexta-feira) às 20h – Anfiteatro da Represa
35 minutos | 7 anos
O premiado espetáculo, criado especialmente para crianças pela coreógrafa argentina e criadora da dança aérea Brenda Angiel, é uma experiência imersiva em que corpos dançantes suspensos no ar se fundem com imagens e surpreendem o público mirim, em meio a efeitos do jogo de luz e música original. MOVI é um mundo mágico e poético, repleto de imagens fantásticas, que envolvem e deixam a sensação de que voar é possível. Pioneira da dança aérea no mundo, Brenda Angiel oferece pela primeira vez um espetáculo projetado especificamente para crianças, em uma fusão de ambientes tecnológicos. A peça ganhou o Prêmio Atina 2018 (Associação de Artistas Teatrais Independentes para Crianças e Adolescentes da Argentina) nas categorias de melhor performance, direção, coreografia, música original e design de iluminação. O jornal La Nación a elegeu como uma das melhores performances de dança de 2017.
Ficha técnica:
Direção Artística e Coreografia: Brenda Angiel
Bailarinos: Carla Bugiolacchi, Maximiliano Navarro, Guillermo Perez, Giselle Pezoa
Música Original: Juan Pablo Arcangeli

AMANHECER COM GUARDA-CHUVAS – Foto: Glória Minauro
Maribel Michel Cía. e Irónico Retrueque – Cidade do México | México
22 a 25/07 (terça a sexta-feira) às 19h – Teatro do Plaza Avenida Shopping
60 minutos | 7 ano
Duas personagens convergem na história como opostos necessários que se complementam. Uma mulher alta carrega um fardo pesado que a atrapalha, a desacelera e a silencia; ao contrário, a outra, baixa, é leve, brincalhona e travessa. Conhecerem-se ajuda a revelar seus mundos interiores, aqueles que nunca conseguiram comunicar. Em Amanhecer… tudo pode acontecer: a chuva cai de baixo para cima, as árvores estão de cabeça para baixo, um bule emerge de uma saia e anuncia uma tempestade, cartas voam e sonhos se tecem. Nesse mundo fora do comum e sem lógica, duas personagens com realidades diferentes se encontram e rompem seus cosmos. Uma mulher leve e uma mulher pesada se enredam em um varal onde há mais do que apenas roupas penduradas.
Ficha técnica:
Ideia Original: Maribel Michel
Roteiro Original: Maribel Michel e Pilar Campo
Intérpretes: Maribel Michel e Pilar Campo
Coreografia: Maribel Michel
Música: Efeitos sonoros e Woody Allen and His New Orleans Jazz Band

AS CORES DA AMÉRICA LATINA – Foto: Bento Clicks
Panorando Cia e Produtora – Manaus | Amazonas
19/7 (sábado) às 19h – Parque Municipal Olinda Tarraf
20/7 (domingo) às 15h – Cidade da Criança
21/7 (segunda-feira) às 19h – Teatro Municipal Paulo Moura
47 minutos | Livre
O espetáculo possui como norte a corporeidade de três manifestações latinoamericas
que são, a Fiesta de la Tirana (CHI), Huaconada (PER) e Cavalo-Marinho (BRA) em intersecção com a Dança e o Teatro. A visualidade da obra faz uso de cores vibrantes e seis máscaras de “Fofão”, personagem do Carnaval Maranhense (BRA), que completam a estética das personas. A obra apresenta de forma não-linear, a história do último Fofão como uma ode de alembramento à algumas tradições latinas.
Ficha técnica:
Direção: Fábio Moura Talita Menezes
Coreografia: Criação Coletiva
Criação e Performance: Ana Carolina Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes.

TENHA CUIDADO! É O MEU CORAÇÃO – Foto: Rafaela Cândido
Mayk Ricardo – São José do Rio Preto | São Paulo
23 e 24/07 (quarta e quinta-feira) às 19h – Teatro Municipal Nelson Castro
60 minutos | 14 anos
Entre batidas, cicatrizes e memórias, a coreografia atravessa as camadas visíveis e invisíveis que tentam definir os corpos negros. Um rito afetivo e político, onde a cena se torna espaço de permanência e questionamento. Aqui, amor e cuidado se transformam em armas sutis contra a violência cotidiana, e o coração, antes exposto, passa a ditar o próprio ritmo.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Anna Claudia Magalhães e Mayk Ricardo
Coreografia e performance: Mayk Ricardo
Convidada: Rosmeire Aparecida dos Santos

AOS QUE AQUI ESTÃO
Balé de Rio Preto – São José do Rio Preto | São Paulo
26/7 (sábado) às 11h –Explanada do Terminal Rodoviário
26/7 (sábado) às 17h – Complexo Educacional Núcleo da Esperança Dra. Adriana Marques Vieira Da Silva
45 minutos | Livre
Levamos nossa vida roboticamente. Andamos pela cidade, trabalhamos, compramos, nos desfazemos de coisas, muitas vezes sem olhar para o lado. Protestamos, reivindicamos, debatemos e gritamos sem saber ao certo sobre o que, para que ou para quem. Simplesmente fazemos, pois a maioria está ali. Pregamos democracia e igualdade, mas a maioria de nós sente desprezo, pena e medo daquele que pede do lado de fora do nosso carro. “Aos que aqui estão” aborda as sutilezas do nosso egoísmo social por meio da ressignificação dos espaços públicos através da ocupação cênica da dança contemporânea, tendo como livre inspiração algumas das obras de Banksy.
Ficha técnica:
Direção Geral: Creuza Arruda
Direção Artística/ Provocação: Érika Moura
Coreografia: Criação Coletiva
Trilha Sonora: Som Ambiente
Figurinos: Criação Coletiva
Elenco: Carolina Campos, Danilo Melo, David Balt, Fábio Henrique, Fernando Souza, Gisela Zeghinni, Natália Gazola e Thaís Benites.

OUTROS NAVIOS: danças para não morrer – Still de vídeo: Fernando Macaco
Carol Cof, David Balt, Diego Neves e Mayk Ricardo – São José do Rio Preto | São Paulo
25/07 (sexta-feira) às 22h – Complexo Cultural Swift
70 minutos | Livre
Quatro performers revisitam suas histórias em meio às violências cotidianas para resgatar suas identidades e imaginar novos futuros coletivos. Criado em 2023 a convite do Sesc Rio Preto para a exposição OUTROS NAVIOS: fotografias de Eustáquio Neves, o trabalho investiga as coreografias possíveis para esses corpos e suas histórias, tendo o afeto e a alegria como escolhas éticas e políticas de resistência frente às opressões. A performance se encerra com uma discotecagem ao vivo, convidando o público para celebrar a vida contra a pulsão de morte e festejar nossos afetos.
Ficha técnica:
Concepção e direção: Mayk Ricardo
Coreografia e performance: Carol Cof, David Balt, Diego Neves e Mayk Ricardo
Provocação cênica: Claudia Prestes
Trilha sonora e discotecagem: Taroba Griot
EXPRESSO CARACOL
Cia dos Pés – São José do Rio Preto | São Paulo
19/07 (sábado) – 10h – Praça Dom José Marcondes
19/07 (sábado) – 17h – Complexo Educacional Núcleo da Esperança Dra. Adriana Marques Vieira Da Silva
50 minutos | Livre
O poeta mato-grossense Manoel de Barros versejou: “Um caracol é a gente ser”. Este espetáculo para crianças, direcionado para a família, leva a metáfora ao pé da letra ao transformar o molusco em coração da narrativa e materializá-lo como cenografia móvel, espécie de vagão na forma de um casco espiralado que o faz medir 2,5 metros. É dentro e fora dele que um palhaço e uma bailarina, ambos dispensados dos respectivos circo e companhia de dança, põe fim à condição de abandonados e sublimam seus ofícios, feito ambulantes que vão de vilarejo em vilarejo, ou de país em país, num piscar de olhos, atrás de seu público.
Ficha técnica:
Concepção original e cenografia: Kesler Jamal Contiero
Dramaturgia e direção: Angélica Zignani
Elenco: Daniel Neves e Gisela Zeghini
Trilha sonora original: Cia. Dos Pés
Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO
De 17 a 26 de julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
Programação completa no site fitriopreto.com.br
Ingressos: gratuitos com reserva a partir de 8 de julho, pela plataforma Sympla, exceto para apresentações no Centro Cultural Sesi Rio Preto, pelo Sistema Meu Sesi, no https://riopreto.sesisp.org.br/ (mediante cadastro), a partir de data a ser informada. Em ambos os canais, limitado a 2 por CPF. Para apresentações em ruas e praças, sem necessidade de reserva.
Portal MUD