T.F. Cia de Dança recebe cinco estrelas do The Scotsman por espetáculo no Fringe

Crédito: João Benz

Companhia paulista de dança urbana contemporânea se apresenta no festival escocês até o final do mês

Tendo iniciado no dia 7 de agosto a temporada do espetáculo “Border Bodies” (“Corpos de Fronteira”, em português) no festival Fringe, na Escócia, a T.F. Cia de Dança recebeu uma avaliação de cinco estrelas do The Scotsman. “Border Bodies” integra o São Paulo Showcase no Fringe, que reúne oito espetáculos de dança, teatro e circo, com realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recursos da Lei Federal Aldir Blanc e gestão e produção da APAA.

“O São Paulo Showcase foi criado para ampliar a circulação de artistas e companhias paulistas em um dos principais festivais internacionais de artes cênicas. A presença desses trabalhos no Fringe cria oportunidades de encontro com públicos, programadores e profissionais de diferentes países, fortalecendo o intercâmbio e a projeção da produção cultural do Estado de São Paulo”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Em um trecho da crítica assinada por Kelly Apter, ela traz que “todos os intérpretes atuam a partir de estilos de dança ligeiramente distintos — diferenças que, a princípio, passam despercebidas, mas que se tornam exuberantes e expressivas ao final. Juntos, eles transmitem uma mensagem cada vez mais clara e contundente: embora existam mais coisas que nos unem do que nos separam, a individualidade ainda pode brilhar dentro de um grupo”.

“É nossa primeira vez aqui no Fringe e não sabíamos bem o que esperar. Tentamos não criar grandes expectativas para além de estarmos aqui, o que já é uma oportunidade incrível. E tem sido maravilhoso já desde o início. Já teve muita gente logo na primeira sessão, e temos muitos programadores e imprensa confirmados para assistir ao espetáculo ao longo da temporada. E aí a nossa primeira crítica já é de cinco estrelas”, diz Igor Gasparini, diretor e performer da companhia, que tem ainda em seu elenco Karen Marçal, Murilo Rocha, Natália Moura, Odri Campos, Pasha Gorbachev e Vik Alves.

Além da avaliação de cinco estrelas do The Scotsman, as apresentações têm sido acompanhadas por aplausos ao final de cada sessão, segundo a companhia.

O espetáculo “Por um Pingo”, da Manás Laboratório de Dramaturgia, também registra adesão de público, com lotação nas apresentações realizadas até o momento.

O São Paulo Showcase no Fringe 2026, que contempla as linguagens de dança, teatro e circo, conta ainda com os espetáculos “Drible”, da Cênica, de São José do Rio Preto, “Circo Valise”, de Eduardo Salzane, de Hortolândia, e dos paulistanos “116 Gramas – uma peça para perder peso”, “Queda de Baleia ou Canção para Dançar com Minha Morte”, de Bruna Longo, “Um Milhão de Palavras”, de Ivo Müller, e “Vidrado”, de Guilherme Torres.

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.