No Brasil, 34 instituições de ensino superior oferecem a graduação em Dança (bacharelado, licenciatura ou tecnológico).
O estado com maior oferta de cursos é o Rio Grande do Sul: pode-se estudar Dança em sete universidades (quatro públicas e três privadas). Logo atrás vem São Paulo, que conta com seis instituições (uma pública e cinco privadas).
Outros cursos relacionados são os de Teoria da Dança, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – este último englobando também o Teatro e a Performance.
A graduação em Dança é composta por disciplinas tanto teóricas como práticas, e a duração dos cursos varia entre quatro a dez semestres.
Temos também no país, 29 instituições de ensino superior que oferecem a pós-graduação lato sensu (também conhecida como especialização ou MBA) em Dança.
Em geral, o curso varia de 6 a 18 meses de duração e vincula-se à área de Humanidades e Artes, Saúde e Bem-Estar Social ou Educação. Pode ser mais voltado à dimensão artística da dança, à dimensão técnica da dança ou ao ensino de dança nas escolas.
Para ingressar em uma pós-graduação lato sensu, o requisito básico é possuir diploma emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Todos os cursos dessa natureza incluem, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. A carga horária mínima é de 360 horas e o aluno deve ter pelo menos 75% de frequência para obter o certificado.
Quer acessar mais informações sobre estas Instituições e Cursos? Pesquise em nosso Mural da Dança e saiba mais.
Fontes:
e-MEC (http://emec.mec.gov.br/)
SESu (http://www.portal.mec.gov.br/sesu/)
Capes (http://www.capes.gov.br/)