MURAL DA DANÇA

Voar e viver: os pirulitos voadores de Ludo Voo

Terça, 26 de Setembro de 2023 | por Nailanita Prette |

O espetáculo “Ludo Voo” construído através de vinte aeroperformances nos convida a refletir sobre os vôos da vida! Apresentado no Sesc Avenida Paulista, sábado dia 16 de setembro de 2023[1], na cidade de São Paulo, ingressos esgotados para apreciação dos artistas Guto Lacaz e Javier Judas, ambos brasileiros com trajetórias consolidadas. Os trabalhos de Guto Lacaz se solidificam nas artes visuais, design, cenografia, arte e tecnologia e na incorporação de objetos cotidianos. Em entrevista para o Prêmio Pipa[2] de 2016 cujo artista foi indicado, Lacaz compartilha que quando criança gostava de construir seus brinquedos e com o passar do tempo essa práxis jogou luz ao seu fazer artístico.

“Ludo Voo” transita entre as artes do corpo, visuais e performance. Em cena dois homens que ao decorrer da obra performática se deixam manipular pelos objetos, provavelmente alguns foram construídos para as aeropeformances. Para o público nos foi colocado que os artistas “[...] contracenam com quase 100 objetos voadores de forma lúdica, poética e divertida.” e foi através dessa relação entre artistas e objetos que questões e acontecimentos da vida foram tencionados. Objetos que remetem a brinquedos ou a própria infância acompanhados de uma trilha sonora nostálgica que incita a memória afetiva sobre determinadas brincadeiras, jogos e passagens da vida, gestos que nos convidam a pensar sobre as transitoriedades da vida.

O mês de setembro é voltado para a conscientização da prevenção e diminuição dos casos de suicidio, há duas décadas foi instituído como o Setembro Amarelo pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 1994, nos EUA (Estados Unidos da América), Mike Emme de 17 anos suicidou-se, o adolecente apresentava um quadro depressivo. Em relatos, familiares, amigos e pessoas próximas a Mike não compreendiam ou se atentaram aos sinais de que o garoto precisava de ajuda. Amarelo era a cor do carro de Mike, um Ford Mustang, que o jovem reformou e pintou antes de sua partida. No Brasil desde 2014 campanhas de prevenção ao suicidio e cuidados com a saúde mental são realizadas, em princípio encabeçadas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o Conselho Federal de Medicina (CFN).

“Ludo Voo” não foi concebida para tensionar reflexões e questionamentos acerca da saúde mental, mas ao assistir às aeroperformances é impossível não se divertir e emocionar. Citando o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, em um trecho de entrevista disponibilizado em sua conta na rede social Instagram (@lf_ponde), onde o filósofo nos diz que viver não é fácil e nunca será. Nesse trecho Pondé tece críticas contundentes aos coaches que vendem soluções rápidas e rasas a problemas complexos e estruturais que todos nós passamos e que inclusive causam quadros de depressão, ansiedade e pânico afetando a nossa saúde mental.

Ao apreciar o espetáculo que foi apresentado em uma sede do Sesc localizado em uma das avenidas mais movimentadas da maior cidade do país, tem-se um estado de antítese, o acelerar de São Paulo e a calma e inocência da infância. Ainda sobre a infância, “Ludo Voo” não se caracteriza como uma proposta artística infantil ou voltada para crianças, mas conseguiu criar uma ambientação onde pudemos nos encontrar com a calmaria da criança de se preocupar apenas com o momento presente, de apreciar como aqueles dois artistas conseguiram efetivar a suspensão de uma barra de ferro sustentada por dois balões de hélio.

As trajetórias que os objetos desenham no espaço criaram expectativas, quando um artista projetava para o outro o avião ou pirulito voador (este objeto se assemelhava a um pirulito com asas) se o objeto conseguia concluir sua trajetória, de um artista para o outro, ótimo! Caso contrário tudo bem também! Na plateia crianças que não disfarçavam seu interesse na apresentação, mas adultos, idosos que voltaram a ser crianças que brilhavam os olhos quando pirulitos voadores apareciam ou bolinhas de sabão atiradas pelos artistas. Ríamos dos gestos e ações cotidianas recheados de inocência e simplicidade.

Em uma das cenas que contou com a interação do público, um objeto, provavelmente construído pelos artistas para a obra, constituído por um círculo cheio de pirulitos voadores. Cada pessoa participante girava uma asa de cada pirulito, e a cada giro contávamos, paramos a contagem no sessenta. Posteriormente ao som de uma música estridente e iluminação que destacava o momento, as mãos soltaram as asas dos pirulitos voadores e a soma daqueles giros de asas ocasionou que o objeto levantasse voo e alcançasse o seu ápice. Durante a contagem, as pessoas participantes se mostraram tensas, algumas não conseguiam segurar a asa dos pirulitos, mas estava tudo bem era só voltar e girar novamente. Na plateia, ansiedade para ver o que iria acontecer. A união da tensão com a ansiedade embalados com a calma para entendermos que caso o objeto não viesse a voar a fatalidade seria a de tentar novamente.

O ano de 2023 tem sido marcado por perdas, como exemplo na arte Mc Marcinho, Rita Lee, Aracy Balabanian, Sinéad O’Connor entre outros, fora as questões climáticas, econômicas, sociais e claro, as particulares que afetam com maestria a vida de cada um de nós. Apreciar “Ludo Voo” foi um respiro, saliento que não é uma peça terapêutica, mas sim um trabalho divertido, cuidadoso, emocionante que consequentemente nos deixa mais aliviados e nos propõe a refletir que assim como os pirulitos voadores onde às vezes seus voos não dão certo naquele momento darão em outros. Dizer isso em um país como o Brasil repleto de desigualdades, intolerâncias e violências pode soar como alienação, mas às vezes é preciso deixar que o estado da criança, que se preocupa apenas com o caminho que o pirulito voador irá fazer, se faça presente.

Se deixar voar é necessário.

 

REFERÊNCIAS

Campanha: Setembro amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Disponível em: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/setembro/setembro-amarelo-e-o-mes-dedicado-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-prevencao-do-suicidio. Acesso em 22/09/2023.

Guto Lacaz - Prêmio PIPA. Disponível em: https://www.premiopipa.com/pag/guto-lacaz/. Acesso em 25/09/2023.

Ludo Voo - Sesc | São Paulo. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/um-fim-de-semana-de-atividades-gratuitas-para-experimentar-algo-novo-e-se-divertir/. Acesso em 25/09/2023.

Saúde Mental- Setembro Amarelo: entenda o mês dedicado à prevenção da saúde mental. Folha de Pernambuco. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/setembro-amarelo-entenda-o-mes-dedicado-a-prevencao-de-suicidio/289587/. Acesso em 22/09/2023.


[1] O espetáculo foi apresentado nos dias 16 e 17 de setembro de 2023, respectivamente sábado às 19h30 e domingo às 18h30. |Ambos os dias com ingressos gratuitos.

[2] O Prêmio PIPA é uma das premiações mais importantes das artes visuais no Brasil.

Publicado por :



Nailanita Prette

Mestre em Artes da Cena



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.