CALENDÁRIO DA DANÇA

Pós-Graduação em Artes da Cena adota cotas étnico-raciais em seu processo seletivo

Terça, 10 de Março de 2020 | por Curso de Dança da Unicamp |

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, acompanhando um movimento crescente na pós-graduação brasileira e no âmbito da Unicamp, aprovou em 2019 a adoção de políticas de acesso afirmativo ao programa, oferecendo, em seu processo seletivo, vagas dirigidas a candidatos e candidatas negros (pretos e pardos) e indígenas, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil.

Outra ação implementada foi a Comissão de Heteroidentificação que irá averiguar a consistência da opção, por parte do(a) candidato(a), pela participação na modalidade Ações Afirmativas. A comissão - que tem sua constitucionalidade assegurada pela ADC-41/DF (http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=312447860&ext=.pdf) - utilizará exclusivamente o critério fenotípico negro (preto e pardo) e indígena para aferição da condição declarada. A avaliação se dará logo após a prova teórica escrita, no início da 2ª. fase da seleção.

Pela primeira vez na história do Instituto de Artes, um programa de pós-graduação adota o sistema de cotas em sua seleção. O edital, publicado no dia 11 de fevereiro passado, prevê 25% das vagas destinadas à modalidade de Ações Afirmativas. A demanda, apresentada por estudantes e movimentos sociais, contou com ampla colaboração e apoio do corpo docente e dos funcionários da Universidade. A expectativa é de que o processo também seja adotado pelos outros programas de pós-graduação do Instituto.

Saiba mais acessando aqui. 

Publicado por :



Curso de Dança da Unicamp

Publicações de docentes e discentes



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.