MUSEU DA DANÇA

Maria Duschenes e a arte do movimento

Imagem: Foto: Sossô Parma. Acervo doado por Renata Macedo para o Museu da Dança | Segunda, 10 de Setembro de 2018 | por Portal MUD |


Bailarina, coreógrafa e educadora, Maria Duschenes influenciou gerações de bailarinos, coreógrafos, professores, psicólogos, terapeutas, pedagogos, atores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Criadora de uma metodologia própria, acreditava que qualquer pessoa chegaria a um corpo expressivo pela Arte do Movimento.

Nascida em 26 de agosto de 1922 em Budapeste, na Hungria, Maria Duschenes iniciou sua formação em dança aos 11 anos de idade na escola de Olga Szentpál (1895 - 1968), pioneira da dança moderna húngara. Nesta ocasião, teve contato com o método Dalcroze Eurhythmics, criado pelo músico suíço Emile Jacques Dalcroze (1865 - 1950), era fundamentado nos ritmos corporais relacionados com o pensamento e o movimento corporal. Esse sistema de ensino influenciou outros grandes bailarinos e coreógrafos, como Rudolf Laban (1879 - 1958), Mary Wigman (1886 - 1973), Hanya Holm (1893 - 1992), Kurt Joos (1901 - 1979), Yanka Rudska (1910 - 2008), Renée Gumiel (1913 - 2006).

Aos 15 anos de idade, Duschenes iniciou seus estudos em dança clássica com Aurel von Millos (1906 - 1988), que à época era coreógrafo assistente no Teatro Nacional de Budapeste, na Hungria. Em seguida, foi para a Inglaterra estudar na Jooss-Leeder School of Dance, localizada em Dartington Hall. Considerada um centro das artes, a escola oferecia um amplo currículo com técnicas de improvisação, Eucinética, sequências na barra, relaxamento, conscientização, maquiagem, Labanotation, iluminação, percussão, música, teatro e artesanato, e ainda possibilitou o contato de Duschenes com grandes nomes da dança, como Kurt Jooss (1901 - 1979) e Sigurd Leeder (1902 - 1981). Em consequências aos bombardeios no início da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), a Jooss-Leeder School of Dance foi fechada e, em 1940, Duschenes partiu para o Brasil com uma formação arrojada em sua bagagem.

Em São Paulo, Duschenes começou a ter contato com a dança moderna de outros expoentes, como Chinita Ullmann (1904 - 1977), Kitty Bodenheim (1912 - 2003) e Vaslav Veltchek (1897 - 1967), Maria Olenewa (1896 - 1965), Yanka Rudzka (1916 - 2008), Renée Gumiel (1913 - 2006) e Ruth Rachou.

Casou-se aos 20 anos com o seu grande parceiro de vida e arte, Herbert Duschenes (1914 - 2003), com quem dividiu produções cênicas. Contraiu poliomielite aos 22 anos e, graças aos ensinamentos sobre consciência corporal adquiridos em Dartington Hall, superou as piores sequelas da doença e nunca deixou de atuar na área da dança.

Enriquecendo ainda mais seus conhecimentos, estudou com a mestra Lisa Ullmann (1907 -1985), parceira de Laban e com Doris Humphrey (1895 - 1958), com Martha Graham (1894 -1991), José Limon (1908 - 1972) e Merce Cunningham (1919 - 2009).

A contribuição de Maria Duschenes para a história da dança é imensurável. Foi a responsável por trazer ao Brasil a Teoria do Movimento de Laban, e o método Dalcroze Eurhythmics. Como educadora, valorizava o repertório de movimento de cada aluno, num ambiente de pesquisa propício à criatividade para novas buscas. Introduziu a dança educativa nas bibliotecas públicas infanto-juvenis e em outros espaços, através do projeto Dança/Arte do Movimento, para crianças e funcionários públicos, encampado por dez anos (1984 - 1994) pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo. Duschenes ocupou com sua dança lugares inusitados, como igrejas, praças, estacionamento, parques e outros. Realizou danças corais com grandes grupos de crianças e adultos com a participação dos grupos de professores formados por ela, culminando em eventos coletivos harmônicos e de uma beleza singular.

O legado de Maria Duschenes é como o mar: sem fim e sempre em movimento!


* Texto de Simone Alcântara. 


Quer conhecer mais sobre essa mestra? A exposição virtual “Maria Duschenes: expressão da liberdade”, desenvolvida pelo Museu da Dança, é dedicada a compartilhar a história e o legado deixado por ela.

Você também pode pesquisar o acervo digital de Maria Duschenes, pertencente ao Museu da Dança, aqui.



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