FID – Fórum internacional de Dança completa 27 anos com programação gratuita em Belo Horizonte

FID 27 ANOS FÓRUM INTERNACIONAL DE DANÇA 2023 – DESARTICULANDO A NECROPOLÍTICA APRESENTA ESPETÁCULO, RESIDÊNCIA ARTÍSTICA, DEBATES E FILME SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA MULHER NEGRA DA DANÇA DO PAÍS

Neste ano, as ações do FID 27 anos – Fórum internacional de Dança têm a honra de integrar a Mostra CRDança BH de 07 à 11 de novembro, que juntas somam suas forças para oferecer uma programação mais potente da dança feita em BH e no Brasil.

Entre os dias 07 de novembro e 11 de novembro acontecem as ações do FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação – “Desarticulando a Necropolítica”, questão trazida à tona em toda a concepção desta edição, que celebra os 27 anos de atividades ininterruptas do FID.

Neste ano, o Circuito Municipal de Cultura e o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) estabelecem parceria com o Fórum Internacional de Dança (FID) para a realização da “2ª Mostra CRDançaBH”. O evento começa nesta terça-feira, 7 de novembro, e vai até terça-feira da próxima semana, dia 14, na sede do CRDançaBH e em outros cinco equipamentos culturais públicos da capital mineira: Teatro Marília, Teatro Francisco Nunes, Casa do Baile, Centro Cultural Pampulha, Centro Cultural Vila Marçola e Centro Cultural Salgado Filho. Com apresentações artísticas, oficinas formativas e atividades reflexivas, a programação é gratuita e inclui diferentes estilos, vozes e debates. Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.


Coordenadora do CRDançaBH, Patrícia Manata ressalta a importância da parceria entre o Circuito Municipal de Cultura e o Fórum Internacional de Dança (FID) na construção da segunda edição da Mostra. “A parceria com o FID vem para somar esforços e oferecer uma programação mais abrangente e potente para a cidade”, afirma. Curadora do FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação – “Desarticulando a Necropolítica”, Caroline Silas destaca a missão institucional de iniciativas como a Mostra no sentido de catalisar a arte na prática. “O FID e as instituições públicas estão ao lado dos artistas e do público, e por isso é tão urgente abrir fronteiras e ampliar acessos. Trabalhando juntos e esperamos conceber modelos futuros para parcerias mais laterais neste mundo que necessita de reformulações para mudar contextos sociais e políticos excludentes”, pontua.

Segundo Patrícia Manata, o conceito que norteia a segunda edição da Mostra está em sintonia com as propostas de debate do FID para 2023. “Neste ano, a Mostra celebra o protagonismo das mulheres negras na dança por meio de artistas descendentes da diáspora africana. Um recorte que, assim como o tema do FID, se baseia em prerrogativas basais que rezam por equidade social”, pontua a coordenadora do CRDançaBH. 

 

Espetáculos, atividades formativas e reflexivas

Quem abre a “Mostra CRDançaBH”, nesta terça-feira, 7 de novembro, às 19h, é a E² Cia de Teatro e Dança, protagonizado pela artista Eliana de Santana, com o espetáculo “Tudo que é imaginário existe e é e tem – uma dança para Estamira”. A apresentação integra o “Terça da Dança”, projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH. Já no dia 14, terça-feira da próxima semana, às 18h, o evento se encerra com outra edição do “Terça da Dança”: desta vez, o “Palco Aberto de Dança”, um encontro de todos os estilos de dança com uma premiação ao final da noite para as cinco melhores apresentações. “A Mostra começa e acaba com o ‘Terça da Dança’, importante projeto que, desde 2019, vem se estabelecendo com uma programação regular e abrangente, tendo já realizado mais de 100 apresentações”, afirma Patrícia Manata, coordenadora do CRDançaBH.

Em relação às atividades de formação e reflexão, a programação apresenta algumas atividades realizadas em parceria com o FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023. Uma delas é a residência artística “Dança Afro: Traduzindo a vida através dos sons e movimentos”, com a professora e dançarina Marilda Cordeiro e a percussionista Gal Duvalle, que acontece entre esta terça-feira e sábado, 7 a 11 de novembro, das 16h às 18h30, no CRDançaBH. Trata-se de uma experiência de leitura rítmica e corporal da percussão, que busca desenvolver e estabelecer relação com os conteúdos da dança, direcionando um trabalho prático, criativo e reflexivo de movimentos de dança e sequências coreográficas a partir das vivências dos alunos.

A outra ação é a residência artística “Re-tomada, experimento compartilhado”, com as bailarinas e coreógrafas Luzinete Silva e Sabrina Kelly, que também acontece entre esta terça-feira e sábado, 7 a 11 de novembro, das 9h às 12h, no CRDançaBH. Nesta experiência, as artistas apresentam o experimento-híbrido “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança” e convidam os participantes a borrar fronteiras entre danças indígenas, africanas, populares, contemporânea e danças a dois, proporcionando suporte para a criação artística de cada um, ao dialogarem com suas histórias e memórias em meio à coletividade.

O debate e a reflexão ocupam a programação nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de novembro, no CRDançaBH. No primeiro dia, às 19h, o FID realiza o bate papo “Desarticulando a Necropolítica”, com Luzinete Silva (Araraquara/SP),Sabrina Kelly (Araraquara/SP), Eliana de Santana (São Paulo/SP) e Marilda Cordeiro (Belo Horizonte/MG). A mediação é de Adriana Banana e Caroline Silas. No segundo dia, também às 19h, é a vez da exibição do filme “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança” (2021), de Luzinete Silva (Araraquara/SP).

“As residências, oficinas e debates trazem um clima de reflexão e formação. Através das residências, os artistas terão a oportunidade de mergulhar em processos criativos intensivos, explorando novos encontros e novas abordagens. As oficinas oferecerão um espaço de aprendizado prático, onde participantes poderão aprimorar suas habilidades e expandir seus conhecimentos. Os debates permitiram discussões enriquecedoras sobre questões relevantes no campo da dança, estimulando o pensamento crítico e as boas trocas”, diz Patrícia Manata.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e agosto de 2023, data que marcou o fim do Ano III, o Circuito Municipal de Cultura realizou 928 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de 5248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA “2ª MOSTRA CRDANÇABH”

FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação

–  “Desarticulando a Necropolítica” | CRDançaBH – Residência Artística

“Dança Afro: Traduzindo a vida através dos sons e movimentos”

Quando. De 7 a 11 de novembro, terça a sábado, das 16h às 18h30

Onde. CRDançaBH (Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Carga horária. 10 horas e mostra de resultados | Classificação. 18 anos

Link para inscrição. https://forms.gle/6gjttJjPqndkPokC8

 

FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação

–  “Desarticulando a Necropolítica” | CRDançaBH

– Residência Artística “Re-tomada, experimento compartilhado”

Quando. De 7 a 11 de novembro, terça a sábado, das 9h às 12h

Onde. CRDançaBH (Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)

Carga horária. 12 horas e mostra de resultados | Classificação. 18 anos

Link para inscrição. https://forms.gle/BmyUJcJRrrChDtqF6

“Terça da Dança” | FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação – “Desarticulando a Necropolítica” – “Tudo que é imaginário existe e é e tem”

E² Cia de Teatro e Dança / Eliana de Santana (SP)

Quando. Dia 7 de novembro, terça-feira, às 19h

Onde. Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia) Acessibilidade. Libras | Classificação. Livre

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line neste link ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

 

FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação

–  “Desarticulando a Necropolítica” – Bate papo “Desarticulando a Necropolítica” | Luzinete Silva, Sabrina Kelly, Eliana de Santana e Marilda Cordeiro

– Mediação: Adriana Banana e Caroline Silas

Quando. Dia 8 de novembro, quarta-feira, às 19h

Onde. CRDançaBH (Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia) Acessibilidade. Libras | Classificação. Livre

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line neste link ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

 

FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação

–  “Desarticulando a Necropolítica” | Exibição do filme “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança”, de Luzinete Silva

Quando. Dia 9 de novembro, quinta-feira, às 19h

Onde. CRDançaBH (Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia) Acessibilidade. Libras | Classificação. Livre

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line neste link ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

 

CRDançaBH | FID – Mostra de resultados das residências artísticas

Quando. Dia 11 de novembro, sábado, às 17h

Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 – Centro)

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line neste link ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

“Terça da Dança” – Palco Aberto de Dança Quando. Dia 14 de novembro, terça-feira às 18h

Onde. Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia) Classificação. Livre

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line neste link ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação Circuito Municipal de Cultura nas redes

Sobre Adriana Banana (Coordenação Geral, Curadoria)

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP – Universidade de São Paulo, Mestre em Dança (UFBA) e Bacharel em Filosofia (UFMG). Especialização expedida pela CAPES – MEC pelos estudos na Trisha Brown Dance Company (NY-EUA) através de Bolsas APartes (CAPES- MEC). Especialização em Neurociências da Aprendizagem (Uninove, 2018-2019).

Atua como artista cênica desde 1988, tendo participado em mais de 20 espetáculos de dança como dançarina, coreógrafa, diretora, compositora da trilha sonora, provocadora, projeto cenográfico, preparadora corporal, etc. É fundadora e diretora artística do grupo Clube Ur=H0r (BH/MG) em 1997. Trabalhou com , Marcelo Gabriel/ Cia de Dança Burra, Leela Grupo Teatral, Grupo de Teatro Armatrux, Toni Cots, Shussaku Takeuchi e Alain Platel/ Les Ballets C. de la B.

Como coreógrafa recebeu diversos Prêmios como: APCA 2011 – Associação Paulista de Críticos de Arte – SP 2011; Bolsas Vitae de Artes 2000; Itaú Rumos Dança 2003/2004, 2009/2010; e, do Governo do Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência (2005).


Sobre Caroline Silas (Coordenação de Comunicação e Curadoria)

Mulher Cis, Preta, Lésbica e Amazônida. Artista de artes múltiplas, tendo publicado em livros, revistas, participado de exposições no modelo galeria, Fotografia, dramaturgia em dança e Vídeo performance. É diretora de comunicação e curadora do FID — Fórum InterNacional de Dança. Atua na área de consumo Internacional com foco no corpo e arte latina. Graduada em Comércio Internacional, Letras Espanhol, é especialista em Migração Internacional, Mba em Marketing e Consumo e graduanda em Letras Inglês. Atualmente faço parte do curso técnico INTÉRPRETE-CRIADOR (Dança Contemporânea).

Autora do Livro “Beirada do tempo / todas as outras”, projeto sobre imigração/sexualidade a ser lançado pela Editora Pedregulho (Completa dez anos no mercado em 2023).

Serviço

FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação

–  “Desarticulando a Necropolítica”. 

A proposta deste módulo do FID 27 anos – Fórum InterNacional de Dança 2023 – Zona Cultural Praça da Estação – “Desarticulando a Necropolítica” é motivada pela aposta de que a desarticulação da necropolítica se dá pela mudança da percepção. Por isso, a curadoria gira em torno destes 03 (três) artistas da dança e que são mulheres e negras, com propostas artísticas singulares e de grande impacto para a cena brasileira.  

Quando: A partir de 07 de novembro a 11 de novembro , no linktr.ee/fid_bra

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.