CALENDÁRIO DA DANÇA

Espetáculo multilinguagem Set[e] estreia em São Paulo com direção de Geraldo Si Loureiro

Segunda, 19 de Fevereiro de 2024 | por Carolina Paes de Barros |

O Teatro Zona Franca, sediado no Bixiga, em São Paulo (SP), prepara-se para receber um espetáculo inovador que promete transcender as fronteiras entre as linguagens artísticas tradicionais. "Set[e]" conta com um elenco de sete artistas, virtuosos em suas respectivas linguagens, que se encontram pela primeira vez para uma composição de grupo inteiramente improvisada, reunindo dança, teatro e música ao vivo.

O espetáculo convida o público para uma jornada de exploração do poder da ação no momento presente. Os artistas são colocados em situações de tomada de decisão rápida e de escuta sensível para as escolhas dos colegas de cena. Aos poucos, um mosaico de ações fragmentadas vai se criando a partir da interação entre os artistas diante dos olhos e ouvidos dos espectadores. Sob a encenação de Geraldo Si Loureiro, que já trabalhou com personalidades como Gerald Thomas, Pina Bausch, Antônio e Clarisse Abujamra, o grupo mergulha na interação humana, destacando a vivacidade e autenticidade do instante.

“Eu gosto da coisa etérea que tem a criação do movimento”, conta Si Loureiro para o podcast Ladeira a Bausch. “Uma cena de improvisação com público: imagine, nunca ninguém vai ver isso depois. Isso existiu e existe só exatamente neste momento em que está acontecendo. Então você está criando aquele momento coreográfico ali, na frente do púbico. E isso é maravilhoso!”

Geraldo Si Loureiro, que orientou o processo criativo do espetáculo, desenvolve colaborações multidisciplinares há mais de vinte anos no Brasil e na Europa, destacando-se o grupo SichtLaut, na Bélgica, e PlaygroundBerlim, na Alemanha. A respeito de seu processo de criação e encenação, ele comenta: “Acho que a repetição e o fazer pode não só te dar técnica física, mas percepção do espaço, percepção auditiva e visual do espaço em que você vai agir. São exercícios simples que são feitos no começo do processo, que se repetem ao longo dos dias. Você está nesse espaço, percebendo nesse espaço, e sabendo como lidar com ele. (...) Este ano, convidei seis artistas para trabalhar comigo para fazer um espetáculo que é um resultado disso”.

O grupo é formado por André Tristão, Bruno Menegatti, Carolina Paes de Barros, Guilherme Nobre, Thayná Oliveira, Thomas Rohrer, e artistas convidados, além do próprio Geraldo Si, que também está em cena neste espetáculo. “Todos com o interesse de ocupar o espaço cênico, todos com experiência de improvisação e uma virtuosidade nos instrumentos deles: corpo, rabeca, saxofone, cello e didgeridoo”, conta o encenador do espetáculo sobre os integrantes do elenco.

A estreia marca um momento significativo para o grupo, que pretendem estender suas atividades durante o ano de 2024 em mais regiões do país. O encenador, natural de Campo Grande (MS), reside atualmente na Alemanha, para onde irá retornar após a curta temporada no Teatro Zona Franca.

Com classificação indicativa de 14 anos e uma capacidade limitada de 40 lugares, "Set[e]" promete uma experiência intimista e impactante para os espectadores. Uma apresentação nunca é igual a outra, de modo que você pode escolher assistir todos os dias de performance. Saiba mais acessando o Instagram @sete.performance e o site de compra de ingresso indicado abaixo.


Serviço:

Espetáculo: Set[e]

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Capacidade: 40 lugares

Data: 23 de fevereiro (sexta-feira) - 20h. 24 e 25 de fevereiro (sábado e domingo) - 17h

Local: Teatro Zona Franca. R. Almirante Marques de Leão, 378 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01330-010

Ingressos: R$ 40,00 a inteira; R$ 20,00 a meia entrada

Link para compra: https://www.sympla.com.br/sete__2330267

Publicado por :



Carolina Paes de Barros

Bailarina e redatora



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.