YANTÓ LANÇA “BOCA ABISSAL”: TRILHA SONORA ORIGINAL DO ESPETÁCULO DO BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

Álbum é derivado da coreografia de Rafaela Sahyoun para uma das companhias de dança contemporânea mais importantes do país.

Ouça aqui! 

LANÇAMENTO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS: 07 de Novembro

AUDIÇÃO E FESTA DE LANÇAMENTO (SP): 06 de Novembro, no Redoma Bixiga, com discotecagens de Yantó e DJ Val Pescador.

SÃO PAULO – O cantor e compositor Yantó anuncia o lançamento de seu novo álbum, BOCA ABISSAL, que chega às plataformas digitais no dia 07 de novembro. O trabalho condensa a trilha sonora original criada para o espetáculo homônimo do Balé da Cidade de São Paulo, uma das companhias de dança mais renomadas do Brasil e com expressiva atuação internacional, colecionando diversos prêmios e turnês em seu currículo.

O álbum será celebrado na véspera, 06 de novembro, com uma audição e festa de lançamento aberta ao público no Redoma Bixiga, em São Paulo. O evento contará com as discotecagens de Yantó e do DJ Val Pescador, prometendo expandir a energia vibrátil da obra para a pista.

 

O Balé da Cidade de São Paulo e a Relevância do Encontro

BOCA ABISSAL integra a nova fase do Balé da Cidade, sob a direção artística de Alejandro Ahmed (Cena 11), que vem renovando o repertório da companhia a partir de colaborações com importantes criadores contemporâneos.

A obra coreográfica, de Rafaela Sahyoun, propõe o afeto como uma “política do sensível” e encontrou na música de Yantó um organismo sonoro que pulsa em simbiose com o movimento. Segundo Rafaela, “a música opera junto com o corpo. A música não se criou sozinha e o corpo não se criou sozinho. A composição musical é parte fundamental da tessitura cinestésica da obra”.

SUCESSO INTERNACIONAL: O espetáculo estreou com grande êxito no Theatro Municipal de São Paulo em maio de 2025 e reforçou o prestígio internacional da companhia com turnê na França, incluindo uma temporada no renomado Théâtre de la Ville (Paris).

O diretor artístico Alejandro Ahmed enfatiza a importância dessa integração:

“A música de BOCA ABISSAL configura uma escultura multirrítmica que lança o corpo ao movimento, ativando os sentidos motores em cadeias físico-emocionais dramaturgicamente tecidas junto à coreografia. Amplia-se, assim, a prática atual do Balé da Cidade de São Paulo de criar um ecossistema sonoro-coreográfico-visual, em que dança, música e cena são pensadas para além da linguagem — como uma tecnologia de comportamento que expande os entendimentos sobre as criações brasileiras.”

 

Matrizes Brasileiras: Pulso e Tecnologia do Desejo

Na composição de BOCA ABISSAL, Yantó utiliza beats eletrônicos, sintetizadores, coros vocais e percussões acústicas para construir um organismo sonoro vivo, transitando e intercambiando diferentes matrizes musicais brasileiras e texturas que se movem entre o visceral e o meditativo. A desconstrução e combinação de diferentes claves rítmicas se desdobra em uma teia pulsátil e plural.

“Eu penso diariamente no que é ser brasileiro hoje — e claramente não há uma resposta definitiva. Talvez por sermos tão diferentes e tão misturados. Mas sei que sou um artista brasileiro e faço música brasileira. E é com essa música que me relaciono primordialmente. Ela é minha principal tecnologia e ponto de partida”, comenta Yantó.

A obra se inspira em tradições onde música e dança são indissociáveis e usa o som como um gesto corporal. O objetivo, segundo Yantó, é reativar o desejo e o prazer do movimento.

“Se essa música fosse uma boca, uma boca abissal, eu gostaria que ela pudesse engolir o cansaço, o medo, o individualismo, e cuspisse de volta o erotismo, o desejo, o prazer do movimento.”

A produção e composição do álbum é assinada por Yantó e conta com as participações do percussionista Leandro Vieira e das vozes de Bruna Lucchhesi e Rodrigo Mancusi. Mixagem e masterização ficaram a cargo de Frederico Pacheco.

 

SERVIÇO – LANÇAMENTO YANTÓ: BOCA ABISSAL

Audição e Festa de Lançamento (Entrada Gratuita)

  • Data: 06 de novembro (quarta-feira)
  • Horário: A partir das 21h
  • Local: Redoma Bixiga (Rua Rui Barbosa, 313 – Bela Vista, São Paulo/SP)
  • Discotecagens: Yantó e DJ Val Pescador

Lançamento do Álbum nas Plataformas Digitais

  • Álbum: Yantó — Boca Abissal
  • Data: 07 de novembro de 2025
  • Disponibilidade: Em todas as plataformas de streaming

 

BIOGRAFIA | YANTÓ

Yantó é cantor, compositor, produtor musical e performer. Mineiro de Bambuí (MG), vive atualmente em São Paulo. É formado em Música Popular e mestre em Artes da Cena pela UNICAMP, onde também estudou dança. Sua produção tem como principais referenciais a música popular brasileira, o pop e a música experimental. Lançou os álbuns “eLe”, “VERÃO”, “LINEKER”, “Sítio Arqueológico”, “talho”, e uma série de EPs e singles. Compôs e produziu trilhas para os espetáculos BOCA ABISSAL e Fôlego, do Balé da Cidade de São Paulo, e CRUSH, com coreografia de Rafaela Sahyoun. Além de seu trabalho autoral é vocalista do Bloco Explode Coração. É alumni do programa OneBeat (EUA). Atua ainda como performer, dançarino, ator e preparador vocal em diversos contextos da cena artística paulistana.

 

SOBRE O BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

O Balé da Cidade de São Paulo foi criado em 7 de fevereiro de 1968 utilizando o nome Corpo de Baile Municipal. Inicialmente, com a proposta de acompanhar as óperas do Theatro Municipal e se apresentar com repertório clássico, teve Johnny Franklin como seu primeiro diretor artístico. Em 1974, sob a direção de Antônio Carlos Cardoso, assumiu o perfil de contemporâneo, que mantém até hoje. Em todos esses anos, definiu-se como um celeiro de novos vocábulos de dança, inovação de movimento e criação de novas expressões artísticas. A carreira internacional da companhia teve início com a participação na Bienal de Dança de Lyon, na França, em 1996. A longevidade do Balé da Cidade de São Paulo, o rigor e o padrão técnico do elenco e da equipe artística atraem os mais importantes coreógrafos brasileiros e internacionais, interessados em criar obras para o grupo.

 

BIOGRAFIA | RAFAELA SAHYOUN

Rafaela Sahyoun, paulistana de ascendência árabe — libanesa e palestina —, reside entre São Paulo e territórios internacionais. Formada pela SEAD – Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria, 2013) e pelo Trinity Laban (Reino Unido, 2009), é artista da dança e das matérias do corpo que espirala entre o fazer coreográfico na cena como bailarina e no campo da educação. Como educadora, desenvolve práticas pedagógicas aprofundadas e de ampla facilitação. Ainda atua internacionalmente em contextos de graduação e pós-graduação e em companhias profissionais de dança e teatro, impactando a formação de novas gerações de artistas. Atualmente leciona na universidade PERA School of Performing Arts (CY) desde 2019, onde colabora com o plano pedagógico e com a concepção do programa de pós-graduação em coreografia. Desde então, vem criando obras coreográficas anualmente — a mais recente é The Trouble is Wildly Wet (2024). Rafaela também colabora com instituições como Tanzfabrik (DE), Circuit-Est (CA), EBB (FR e ES), Plataforma de Educação e Pesquisa em Dança – Unplugged Dance (GR), o Programa de Pós-Graduação Corpo: Dança, Teatro e Performance do Célia Helena (BR), Atland Residency (US), Campus, C.E.M e Moot – The Movement Lab (PT), entre outras plataformas culturais e acadêmicas. É curadora artístico-pedagógica da 9a edição do Festival Danspunt na (Bélgica, 2025). Dando continuidade às suas criações autorais, o ano de 2025 marca o nascimento da sua companhia de dança, intitulada ELETRO-RAIA, em co-elaboração com Inês Galrão e Aline Santini, e de artistas convidados. BOCA ABISSAL é sua segunda criação para o Balé da Cidade de São Paulo, sucedendo Fôlego (2022), obra que atualmente integra o repertório da companhia.

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.