Festival ABCDança Transpetro encerra circulação com atividades gratuitas em Diadema

Foto: José de Holanda.

Evento prevê residência artística voltada a pessoas com e sem deficiência física, além de três oficinas e três apresentações de companhias profissionais

O Festival ABCDança Transpetro, uma mostra paulista de dança em formato de circulação, retorna a Diadema (SP), onde serão realizadas as atividades de encerramento do evento entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro.

A programação prevê uma residência artística voltada a pessoas com e sem deficiência física, além de três oficinas e três apresentações de companhias profissionais. Todas as atividades são abertas ao público, gratuitas e contarão com intérprete de Libras.

Serão encenadas as obras “ECO, OCO PRESO NO PEITO”, de Maria Emília Gomes, “Do Chão Não Passa”, da Cia NoRastro, e “Queñual”, da Cia Pé no Mundo.

Além disso, a ocasião contará com três oficinas gratuitas, ministradas por artistas da dança de São Paulo e de Ribeirão Pires. Duas das modalidades oferecidas são capoeira e waacking – uma modalidade de danças urbanas. A terceira oficina vai abordar o tema da inovação tecnológica na linguagem da dança.

O festival, que está em sua 16ª edição, já visitou dez cidades este ano. Além dos sete municípios da Região do ABCD Paulista, que visita tradicionalmente, o evento também esteve pela primeira vez em três cidades do Nordeste: São Luis (MA), Paracuru (CE) e São Gonçalo do Amarante (CE).

No Estado de São Paulo, houve um espetáculo de abertura em Diadema, seguido da circulação por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Na maior parte das cidades visitadas, as sessões de espetáculo trouxeram não só os grupos profissionais previstos na programação, mas contaram também com a participação de escolas de dança locais.

O convite aos estudantes é uma das ações de formação de público implementadas pelo festival, que também promoveu rodas de conversa com os professores locais e as equipes criativas.

“Acreditamos que o trabalho artístico da dança está relacionado a ações socioculturais gratuitas, abertas ao público e voltadas para a troca de conhecimento”, explicou a coordenadora-geral do evento, Ana Bottosso. Ela também é diretora da Companhia de Danças de Diadema, na qual todos os integrantes do elenco são também artistas-orientadores e ministram oficinas gratuitas.

O Festival ABCDança Transpetro é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD) e da Companhia de Danças de Diadema, com patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Rouanet.

A 16ª edição do festival marca o retorno do evento após cinco anos da realização da última edição, que ocorreu de maneira virtual, devido à pandemia.

 

Sobre o Programa Transpetro em Movimento

O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade.

Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.

 

Sobre a Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD)

Fundada em 2001 com o objetivo de incentivar a produção artística, formação de plateias e processos de ensino-aprendizagem na área da dança, a APBD é parceira da Companhia de Danças de Diadema na realização de diversos projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, como Pés na Estrada, Festival ABCDança, Mostra Beneficente de Dança, Bailando em Cirandas e Trançando as Pernas.

 

SERVIÇO

Todas as atividades serão realizadas no Centro Cultural Diadema
Endereço: R. Graciosa, 300 – Centro

Residência Artística para pessoas com deficiência, com Luís Ferron
Data e hora: 27, 28 e 29 de outubro (segunda, terça e quarta), das 9h às 12h
Local: Sala de Dança Renato Alves

Oficina: Inovação Tecnológica na Linguagem da Dança
Com: Alex Soares
Modalidade: Dança contemporânea
Data e hora: Terça, 28 de outubro, das 17h às 19h
Local: Sala de Dança Renato Alves
Faixa etária indicada: A partir de 15 anos

Oficina: Contato Capoeira
Com: Ricárdo Áparecido
Modalidade: Contemporâneo
Data e hora: Terça, 28 de outubro, das 19h às 21h
Local: Sala de Dança Renato Alves
Faixa etária indicada: 16 a 60 anos

Oficina: Waacking e seus atravessamentos – Waacking Sessions BR
Com: Jess Nascimentto
Modalidade: Danças urbanas – waacking
Data e hora: Quarta-feira, 29 de outubro, das 18h30 às 20h30
Local: Sala de Dança Renato Alves
Faixa etária indicada: A partir de 14 anos

Espetáculo: “ECO, OCO PRESO NO PEITO”, de Maria Emília Gomes
Data e hora: Quinta-feira, 30 de outubro, às 20h
Local: Teatro Clara Nunes
Entrada: Gratuita (haverá coleta de agasalhos e alimentos não perecíveis)
Classificação indicativa: 14 anos

Espetáculo: “Do Chão Não Passa”, da Cia NoRastro
Data e hora: Sexta-feira, 31 de outubro, às 20h
Local: Teatro Clara Nunes
Entrada: Gratuita (haverá coleta de agasalhos e alimentos não perecíveis)
Classificação indicativa: Livre

Obra: “Queñual”, da Cia Pé no Mundo
Data e hora: Sábado, 1º de novembro, às 20h
Local: Teatro Clara Nunes
Entrada: Gratuita (haverá coleta de agasalhos e alimentos não perecíveis)
Classificação indicativa: 14 anos

Apresentação | Lei de Incentivo à Cultura e Transpetro
Produção | Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema
Apoio | Secretaria da Cultura da Prefeitura de Diadema, Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Cultura Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante, Prefeitura de Rio Grande da Serra, Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, 2030 Estância Turística de Ribeirão Pires, Pinacoteca de Mauá, Teatro Municipal de Mauá, Governo Municipal de Mauá, Escola Livre de Dança, Prefeitura de Santo André, Escola de Dança de Paracuru, Centro Cultural Companhia de Dança, Secretaria da Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Paracuru, Dança FASCS Festival 25 anos, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Cult Sanca Prefeitura de São Caetano do Sul, Sesc Fecomércio Senac
Realização | Ministério da Cultura e Governo Federal, do lado do povo brasileiro

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.