Crédito das Fotos: Um jeito de corpo. Balé da Cidade de São Paulo. Foto: Rodrigo Fonseca
Encerrando o ano de comemoração aos 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo, o espetáculo Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano, inspirado na obra de Caetano Veloso, está de volta ao Theatro Municipal de São Paulo em temporada de 19 a 21 de dezembro.
“A nossa percepção de vida não seria a mesma sem a ‘perspectiva Veloso’. Ela toca nossos corações e move o nosso corpo. Suas músicas nos ensinam uma forma renovada de ver e sentir. A obra poética de Caetano Veloso nunca foi tão atual e nos inspira e ajuda a buscar respostas nos olhos da vida”, comenta o diretor artístico do Balé da Cidade, Ismael Ivo.
O espetáculo, que já foi visto por mais de 11 mil pessoas, é assinado pela coreógrafa Morena Nascimento, com direção musical do músico e historiador Cacá Machado, figurinos de Isadora Gallas, cenografia de Marcel Kaskeline, iluminação de Aline Santini, Visagismo de Luiz Parisi, dramaturgia de Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.
A produção não é autobiográfica, nem uma tentativa de retratar um momento histórico da vida do Caetano. “Não estamos presos a nenhum pressuposto ou recorte histórico de sua carreira. Buscamos nas músicas de Caetano o que nos afeta e se relaciona com o momento que estamos vivendo. Criamos um grande ritual, incorporando e assimilando a poética de Caetano, transformando-a em nossa fala no corpo, do nosso jeito. As coreografias são o resultado desse exercício de devorar e ser o que se devora” afirma Morena Nascimento.
Para Um Jeito de Corpo, a coreógrafa manteve o seu método de criação híbrido e se deixou guiar por sua inspiração nas músicas, no gestual do artista brasileiro e no elenco do Balé da Cidade de São Paulo, no qual ficou impressionada pelo vigor e entrega dos bailarinos.
A coreógrafa também se debruçou sobre as referências que estão em torno da arte e da vida do artista, passando pela dança de Maria Esther Stockler, os filmes de José Agripino, Frederico Felini, Almodóvar, Maria Betânia, Astor Piazzola, temas como funk, grandes metrópoles, negritude, sexo e gênero, exílio, tropicália. Além disso, também foi guiada por suas próprias relações afetivas com a Bahia, lugar onde freqüentou intensamente desde sua infância por ter um pai baiano.
A produção também se volta à cidade de Santo Amaro, na Bahia, terra natal de Caetano e referencia traços do cotidiano do artista que tanto o influenciaram antes dele se tornar famoso, como o rádio e as idas ao cinema.
Para a trilha, algumas composições do artista foram sampleadas com o objetivo de criar novas peças musicais. “Com a mesma liberdade que o artista criou, por exemplo, em seu disco experimental Araçá Azul, invadi suas canções cortando, recortando, alterando andamentos, picths, criando reversos, adicionando efeitos, incluindo samplers de outros artistas e gravações originais compostas por mim”, diz Cacá Machado responsável pela direção musical.
A cenografia é assinada por Marcel Kaskeline. No palco, ele explora o ponto de vista sobre a transformação. No cenário, uma casa dará a impressão que está se deteriorando. “Este espaço que uma vez deu proteção torna-se uma ruína. Mas, ao mesmo tempo, o lugar não se torna mais bonito? Não existe mais poesia nesta imagem ambivalente?”, indaga.
O figurino de Isadora Gallas é inspirado nas composições, nas metrópoles. As tonalidades neon vão fazer uma referência ao axé, os tons mais lavados referenciam as cores das casas do recôncavo baiano, onde está a cidade de Santo Amaro. “Tem transparência para que as cores se transformem em outras, seguindo a intensidade da luz no palco. Além disso, a modelagem foi pensada no projeto do cenário que usa vento. Por isso teremos roupas amplas para que o vento desenhe os corpos”, explica.
Serviço: Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano
Quarta-feira, 19, às 20h
Quinta-feira, 20, às 16h e 20h
Sexta-feira, 21, às 16h e 20h
Ficha Técnica
Morena Nascimento – coreógrafa
Cacá Machado – direção musical
Vadim Nikitin – dramaturgia
Marcel Kaskeline – cenografia
Isadora Gallas – figurinos
Aline Santini – iluminação
Luiz Parisi – visagismo
José Miguel Wisnik – consultoria
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 80,00 / R$ 40,00 / R$ 12,00 *
Local: Theatro Municipal de São Paulo –Sala de espetáculos (1523 lugares)
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo / SP
*Ingressos na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo, na *bilheteria da Praça das Artes ou pelo site eventim.com.br.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Balé da Cidade de São Paulo
Direção Artística: Ismael Ivo
Assistente de Direção: Fabio Mazzoni
Coordenação Artística: Fernando Machado
Assistentes de Coreografia: Carolina Franco, Roberta Botta
Gestor de Produção: Willian Alexandrino
Assistente de Produção: Paloma Neves
Coordenação Técnica: José Hilton Jr.
Iluminação: Sueli Matsuzaki
Sonoplastia: Leandro Lima
Coordenação de Figurino: Juliana Andrade
Bailarinos: Alyne Mach, Ana Beatriz Nunes, Antônio Adilson Jr., Ariany Dâmaso, Bruno Gregório, Bruno Rodrigues, Camila Ribeiro, Carolina Martinelli, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Grecia Catarina, Harrison Gavlar, Igor Vieira, Isabela Maylart, Jessica Fadul, , Leonardo Hoehne Polato, Leonardo Muniz, Luiz Crepaldi, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Márcio Filho, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Reneé Weinstrof, Uátila Coutinho, Victor Hugo Vila Nova, Victoria Oggiam, Yasser Díaz.