14ª edição do Festival ABCDança

Crédito das Fotos: Protocolo Elefante, com Cena 11 Cia de Dança. Foto: Cristiano Prim

Parceria entre Associação Projeto Brasileiro de Dança – APBD, a Companhia de Danças de Diadema e o Sesc São Paulo, promove ações de difusão, reflexão e ações formativas em dança

A arte de movimentar o corpo em determinado ritmo traz consigo relações interpessoais. Dançar é, antes dos padrões estéticos, uma forma de socializar. Movimentos coreografados carregam traços de diversas culturas e pensamentos, funcionam como instrumento histórico ao retratar a manifestação do indivíduo que dança diante do mundo que habita. Seja por meio de gestos complexos e ensaiados, ou do simples balanço espontâneo que ocupa o espaço enquanto o corpo desvenda a si mesmo.

A Associação Projeto Brasileiro de Dança – APBD, a Companhia de Danças de Diadema e o Sesc São Paulo, realizam em 2019 a 14º edição do ABCDança, no período de 2 a 11 de agosto. O projeto promove ações de difusão, reflexão e ações formativas em dança, e percorre cidades da região do Grande ABCD Paulista com o objetivo de incentivar a circulação da linguagem pela região, bem como fomentar a participação de artistas, grupos e companhias locais.

O Festival acontecerá nas cidades de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, ocupando espaços culturais (teatros e espaços alternativos) e vias públicas. A programação é gratuita e traz resultados de pesquisas desenvolvidas por companhias profissionais e amadoras, selecionadas ou convidadas pela curadoria.

A abertura do 14º ABCDança acontece dia 2 de agosto no Teatro Clara Nunes, em Diadema, com o Grupo Cena 11, de Santa Catarina. A companhia convidada apresenta o espetáculo Protocolo Elefante, questionamentos sobre como fatores do cotidiano são afetados quando migramos, a sós, para um contexto distante de nossas familiaridades e sentimentos de pertencimento.

O Teatro Clara Nunes também recebe o espetáculo Rubedo, da Companhia de Dança Siameses. Inspirado em estudos sobre a alquimia do psicólogo James Hillman, o espetáculo reflete sobre o descobrimento do potencial único de se aceitar como uma singularidade no planeta, e disso reconhecer-se como parte de uma pluralidade de formas de viver.

Em São Bernardo do Campo, na Câmara de Cultura, a Cia. Gente (RJ) traz a intervenção Fio do Meio. Trata-se não apenas de dançar na rua, mas “dançar a rua” e sua diversidade de pessoas, arquiteturas e conflitos que compõem esse cenário repleto de surpresas. O título da Cia. carioca é uma analogia ao tempo necessário para a maturação da vida.

A Cia. de Danças de Diadema realiza no Sesc São Caetano a Intervenção com Imaginação, voltada para o público infantil. A atividade mescla cenas do espetáculo “Nas Águas do Imaginar” seguidas de vivência corporal com as crianças, inspiradas nas cenas assistidas. A programação infantil do ABCDança também traz a Cia. Druw e o espetáculo Dalí, Daqui ou de Lá, uma homenagem ao pintor Salvador Dalí, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo.

Dia 8, quinta-feira, a companhia Três em Cena vem de Goiânia para apresentar o espetáculo Desvios Tático-Estratégicos para Sobreviver à Vida Urbana. No espaço da histórica Praça da Moça, em Diadema, a Cia. utiliza os corpos para explorar o meio urbano e refazer as formas de uso dos lugares. A Três em Cena inspira sua criação nos estudos do antropólogo Michel de Certeau sobre urbanidade e o uso da técnica do breaking.

Dentro do Festival, o Sesc Santo André realiza a Mostra Ivonice Satie, uma série de trabalhos com grupos e companhias iniciantes e independentes. Entre as apresentações estão o Sede, da AfroBreak Crew; Corporis, do Projeto Kiwa; Dança Poética, com + Uma Cia de Dança; Movimento Livro, com Grupo Sobrevidança; e o Movimento entre Cordas, dos Grupos de Dança da Fundação das Artes de São Caetano.

O Festival traz também diversas ações formativas, como as oficinas Corpo e Memória, ministrada pelo coreógrafo Salasar Júnior; Estados do Corpo, com Pietro Morgado; Dança Parkour Rabisco, com Caio Zanito entre outras.

A Cia. de Dança de Diadema encerra a programação do ABCDança 2019 com o espetáculo Força Fluída, no Teatro do Sesc Santo André. Confira a programação completa. 


PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Protocolo Elefante, com Cena 11 Cia de Dança (SC) – Dia 2/8, sexta-feira às 20h – SAIBA MAIS AQUI

Fio do Meio, com Cia. Gente (RJ) – Dia 3/8, sábado às 11h – SAIBA MAIS AQUI

Rubedo, com Cia. Dança Siameses – Dia 3/8, sábado às 20h – SAIBA MAIS AQUI

Intervenção com Imaginação, com Companhia de Danças de Diadema –Dias 3 e 10/8, sábados às 16h – SAIBA MAIS AQUI 

Dellas, com Projeto Dellas – Dia 4/8, domingo às 16h – SAIBA MAIS AQUI 

Kodon, com Cia Fankama Obi – Dia 4/8, domingo às 15h – SAIBA MAIS AQUI Dia 11/8, domingo, às 17h – SAIBA MAIS AQUI 

Olhares Alheios, com Cia. Repentistas do Corpo – Dia 6/8, terça-feira às 20h – SAIBA MAIS AQUI

UMAN_, com Grupo SATS (RJ) – Dia 7/8, quarta-feira às 19h – SAIBA MAIS AQUI 

Dança para Camille, com Cia Fragmento da Dança – Dia 7/8, quarta-feira às 20h – SAIBA MAIS AQUI

Tudo se Move até Aqui, com Formação Escola Livre de Dança – Dia 7/8, quarta-feira às 20h – SAIBA MAIS AQUI 

Desvios Tático-Estratégicos para Sobreviver à Vida Urbana, com Grupo Três em Cena (GO) – Dia 8/8, quinta-feira às 18h – SAIBA MAIS AQUI 

Dalí, Daqui ou de Lá, com Cia Druw – Dia 9/8, sexta-feira, às 15h e 20h – SAIBA MAIS AQUI

Canto dos Malditos, com Marcos Abranches & Cia – Dia 9/8, sexta-feira, às 21h SAIBA MAIS AQUI 

Urban Feral, com Núcleo Improvisação em Contato – Dia 10/8, sábado às 20h SAIBA MAIS AQUI 

Corpos de Passagem, com Grupo GRUA – Dia 11/8, domingo às 11h SAIBA MAIS AQUI 

Fora da Caixa – Repertórios Corporais, com Cia Pé no Mundo – Dia 11/8, domingo às 16h SAIBA MAIS AQUI

Força Fluída, com Companhia de Danças de Diadema – Dia 11/8, domingo às 18h30 SAIBA MAIS AQUI

Mostra Ivonice Satie – Dia 10/8, sábado, a partir das 16h SAIBA MAIS AQUI


*TODA A PROGRAMAÇÃO É FORNECIDA PELA PRODUÇÃO DOS EVENTOS E/OU PELOS ESTABELECIMENTOS E ESTÁ SUJEITA A ALTERAÇÃO. CONFIRME SEMPRE ANTES DE SAIR DE CASA!

Calendário da Dança do Portal MUD é uma plataforma de divulgação colaborativa. O seu evento também pode ser divulgado em nosso site e redes sociais!

Crie o seu perfil profissional e/ou o do seu negócio no Mural da Dança e divulgue o seu evento. Faça parte você também! 

A divulgação do primeiro evento é gratuita! Conheça as vantagens de assinar o plano premium do Mural da Dança.  

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.