Na foto: Estela Lapponi | Fotógrafo: Agencia Ophelia/ Itaú Cultural

Categoria

Fotos

Subcategoria

Instalação

Performance

Ano

2016

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

São Paulo

Estilo de Dança

Performance

Descrição

SOLOS é um experimento instalativo criado pela artista paulistana Estela Lapponi, que teve sua estreia no evento “Entre Arte e Acesso” no Itaú Cultural.

Em SOLOS se pretende uma experiência estética de desterritorialização para o público unindo dança, performance e artes visuais.

O ambiente instalado pela artista no espaço Ocupação do Itaú Cultural foi composto por uma paisagem sonora, chão de areia e um objeto – bengala.

Neste trabalho a artista visa criar um ambiente em que a sensação de tempo e espaço sejam totalmente diferentes do que se vive fora dele, criando assim uma realidade que se sobrepõe às outras.

A ação performática tem como foco, tanto no processo de criação quanto no resultado final, a pesquisa de movimento em relação ao objeto/bengala através da improvisação e composição em tempo presente.

A escolha do nome se dá pelo acúmulo de significados da palavra:

–   solo de dança tanto da artista quanto do objeto/bengala

–   solo como terra, chão onde pisamos e o chão sobre o chão onde pisamos

A grafia do nome sugere um vai e volta em sua leitura experimentando visualmente este acúmulo.

As criações de Estela Lapponi sempre partem de situações autobiográficas e no caso de SOLOS não é diferente, contudo, durante o processo de criação deste trabalho a artista encontrou inspirações na arte e poesia concreta. Neste primeiro experimento a artista criou 2 poemas concretos que brincam com o nome e o objeto.

Ficha Técnica

Concepção, performance e paisagem sonora: Estela Lapponi | Design de luz: Karine Spuri | Figurino: Gab Gutiérrez | Masterização: Joana Flor | Produção: Casa de Zuleika e Entre Arte e Acesso – Itaú Cultural

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Estela Lapponi

Evento

Entre Arte e Acesso

Local

Itaú Cultural

Coleção

Estela Lapponi