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Ano
Data do Evento
07 de maio a 07 de junho de 2014.
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Tipo do Material
Descrição
Xapiri Criação livremente inspirada na imaginação ameríndia. A partir da perspectiva do movimento, o trabalho é fundamentado na pesquisa de um corpo ancestral, realizada por cada intérprete-criador. Xapiri é como os povos Yanomami chamam os espíritos ou ancestrais animais que se apresentam aos xamãs dançando e cantando. Seus corpos translúcidos estão sempre belamente adornados e brilham. Dançam sempre sobre um chão de espelhos que reflete luz. Xapiri é luz que dança e canta.
CICLO – da velhice a infância Criação em 2 ATOS inspirados na etapa final e inicial da existência humana, propondo um elo de aproximação entre cada uma destas etapas.
ATO I: compêndio para a velhice se inspira na velhice como etapa da vida humana que apoia-se primordialmente no estado da memória/lembrança, associando-o ao “estado cênico”. Questões como a impressão do tempo no corpo, permanência, quietude, limite corporal e nostalgia vieram à tona e nos moveram na criação deste trabalho.
INTERMEZZO (vídeo-dança): passagem revela um corpo que gera outro corpo. O corpo grávido de vida como trânsito/metáfora da transformação necessária para relacionar o que precisa morrer para abrir espaço pro nascer.
ATO II: compêndio para infância traz como referência a relação do “filhote do homem” com o meio em que vive. Nesta criação nos deparamos com referências primordiais como o ninho que acolhe, o objeto que desestabiliza, a violência que interrompe, o jogo virtual que enquadra e a invenção como procedimento essencial na construção do espaço/tempo íntimo e relacional. A miniatura nos objetos, no som e no gesto provoca uma lente de aumento para o pequeno, valorizando o detalhe, o quase-invisível.
Ficha Técnica
Xapiri Concepção – Lu Favoreto e Cibele Forjaz | Direção de movimento e pesquisa de linguagem – Lu Favoreto | Direção cênica e criação de luz – Cibele Forjaz | Direção musical – Gregory Slivar | Criação e interpretação – Cia. Oito Nova Dança e convidados (Camila Venturelli, Denise Barreto, Fernanda Gusso, Fabricio Licursi, Gregory Slivar, Lu Favoreto, Lucia Romano e Raoni Garcia) | Fundamentação antropológica – Renato Sztutman | Consultoria antropológica Guarani Mbya – Valéria Macedo | Preparação vocal – Ná Ozzetti | Figurino e visagismo – Marina Reis | Videoarte – Adriana Meirelles e Pushky | Cenografia – Cibele Forjaz e Wanderley Wagner da Silva | Operação de som – Renato Garcia | Operação de luz – Marcela Pereyra Páez | Produção – Danielle Cristine.
CICLO – da velhice à infância Concepção e direção – Lu Favoreto | Direção musical – Andrea Drigo e Lu Favoreto | Orientação da pesquisa – Valéria Cano Bravi | Orientação coreográfica – Marina Caron | Figurino – Maristela Estrela | Ambientação cênica e fotografia – José Romero | Produção – Fernanda Veiga.
ATO I – compêndio para a velhice Criação e interpretação – Andrea Drigo e Lu Favoreto | Interferência dramatúrgica – Cristiane Paoli-Quito | Composição musical – Andrea Drigo e Ramiro Murillo | Depoimentos em áudio – Seu Acelino, Seu Arlindo e Dona Maria | Captação e edição de imagem – José Romero, Edu Puppo e Mariana Sucupira | Desenho e operação de luz – Fabio Retti.
INTERMEZZO – passagem (vídeo-dança) Criação e interpretação – Marina Caron | Captação e edição de imagem – Mariana Sucupira
ATO II – compêndio para infância Criação e interpretação (2008) – Anderson Gouvea, José Romero, Luciano Bussab e Maristela Estrela | Criação e interpretação (2014) – Chico Lima, Denise Barreto e Thiago Antunes | Captação e edição de imagem – Mariana Sucupira e Lu Favoreto | Edição de som – Ramiro Murillo | Criação de luz: Marisa Bentivegna.
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Evento
Projeto Entre Dois Tempos
Local
Oficina Cultural Oswald de Andrade | Rua Três Rios, 363, Bom Retiro.