Partilha Menos 1 Invisível – Projeto Refúgio

Categoria

Fotos

Subcategoria

Projeto

Ano

2023

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

São Paulo

Estilo de Dança

Dança Contemporânea

Descrição

Ao longo de 12 meses vivemos um período rico de descobertas e aprofundamentos com o desenvolvimento do projeto Refúgio contemplado pelo 32ª Edição do Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.

Num desejo de verticalizar as pesquisas desenvolvidas no decorrer dos últimos anos a respeito da questão dos direitos humanos, a tensão entre fronteiras culturais, políticas/ sociais e a aspiração a um mundo onde todos caibam estamos realizando esta exposição que faz uma síntese dos momentos mais importantes. Muitos instantes e experiências  ficaram de fora por que a emoção foi maior do que o click das câmeras disponíveis, 

Mas fotografar é a arte do instante e contamos com a sensibilidade de cada artista que acompanhou nosso processo de criação.

Durante o projeto Refúgio, o grupo decidiu focar em experiências que nutrissem o processo de criação do espetáculo e realizou uma profunda reflexão e  revisão de alguns desejos e interesses a partir do contato real com pessoas que vivenciaram certas experiências a partir de seu lugar de fala.

E que pessoas africanas são essas que chegam no Brasil cheia de projetos e aspirações? Que visão é esta que temos sobre essas pessoas, como nos aproximar desta África real e contemporânea cheia de conflitos mas também de talentos, culturas e sofisticações.

O encontro com o projeto “África não é um País” desenvolvido pelo guineense Vensal Yala foi fundamental para partimos de uma outra perspectiva. Daí se abriu um manancial de possibilidades de pesquisa, mas tínhamos uma bússola : O lugar de fala de cada um dentro desse processo e nos perguntamos a nós mesmos, qual é o refúgio de cada um?  A partir dessa perspectiva mais pessoal foi se delineando solos, foram se confluindo duetos e a dramaturgia foi dando conta de entender o que cabia, o que convergia num trabalho em que o artístico dialoga com questões sociais e políticas.

Refúgio que estreou em setembro de 2023 no Centro de Referência da Dança.

As principais atividades foram a Residência Artística com artista imigrantes e ou refugiados

com fotos de Mônica Cardim. Imersões com a capoeira angola e com o contato improvisação com fotos de Kelson Barros. Além do encontro com Key Sawao.

E momentos do processo de criação do espetáculo com fotos de Verônica Pereira.


Menos 1 Invisível

O Núcleo Menos 1 Invisível surgiu em 2013, desenvolvendo criações que realizavam diálogo entre artes visuais e dança com procedimentos performáticos envolvendo Corpo, Tecnologia e Improvisação. Nessa primeira fase foram criados os trabalhos “Passeio Dentro da Paisagem” e “Turner Dance”. A partir de 2018 inspirado em conceitos filosóficos e sociais de pensadores da diáspora africana, o grupo passou a se debruçar sobre questões da negritude e imigração. O espetáculo ZONA e Poemas Atlânticos marcam o início dessa fase.

Ficha Técnica

Direção geral e curadoria: Cléia Plácido | Intérpretes criadores: Felipe Cirilo, Marcela Silvério, Rafael Markhez, Paulina Alves e Cléia Plácido | Criação de Luz: Hernandes Oliveira | Figurinos: Samara Costa | Fotografias: Mônica Cardim, Verônica Pereira. Paulo Cesar e Kelson Barros | Apoio: Curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi, Centro de Referência da Dança, Cooperativa Paulista de Dança, Espaço Cultural  Adebankê, Espaço Cultural Batakerê.

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Menos 1 Invisível

Local

Centro de Referência da Dança, Espaço Cultural Adebankê, Espaço Cultural Batakerê e Universidade Anhembi Morumbi

Acervo doado por

Cléia Plácido

Hashtags

#acervodanca #adancasemove #ccsp #dancaemcolecao #historiadadanca #menos1invisivel #museudadanca #portalmud