Na foto: Angel Vianna. Fotógrafo: Não identificado.

Categoria

Fotos

Subcategoria

Ensaio

Ano

1960

País

Brasil

Estado

MG

Cidade

Belo Horizonte

Estilo de Dança

Dança Moderna

Descrição

Foto de Angel Vianna (1928-2024) ensaiando em sala de aula para o espetáculo “Caso do Vestido”, inspirado no poema de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), com coreografia de Klauss Vianna (1928-1992) e coro falado do Teatro Experimental.

Neste bailado, um coro falado acompanha a ação, que se desenrola em dois planos: 1) o plano real, onde se desenvolve a história no presente; 2) o plano imaginário, onde se reconstrói a ação sofrida pelas diversas personagens em épocas passadas. Daí a necessidade do desdobramento de algumas personagens.

A 1ª Mãe: Marilena Amorim
As Filhas: Dione Almeida e Marinela Uxa
A 2ª Mãe: Lúcia Monteiro
A 1ª Amante: Marilene Martins
O Pai: Décimo de Castro
A 2ª Amante: Sigrid Hermanny

O Ballet Klauss Vianna, grupo dirigido pelo casal Angel e Klauss Vianna na escola de dança, foi formalizado em 19 de setembro de 1959. Angel Vianna atuava como primeira bailarina e coreógrafa. Desde o início, o grupo se destacou por seu caráter inovador ao não encarar o balé como algo fechado, preocupando-se em quebrar as fronteiras entre as artes e construir uma dança genuinamente brasileira. Com esse grupo, Angel e Klauss Vianna puderam aprofundar suas pesquisas, tanto técnicas quanto coreográficas, e desenvolver processos que já haviam iniciado alguns anos antes. A cerimônia de criação do grupo ocorreu em 1º de novembro de 1959, no auditório do Lions Club. O corpo administrativo do Ballet Klauss Vianna era composto por Carlos Denis Machado (presidente), Ivan Ângelo (secretário), Klauss Vianna (diretor artístico) e pelos membros do conselho administrativo: Anita Uxa, Ana Marina Vianna, Oscar Hermanny, Hélio Vaz de Melo, Gilson de Paula, Jacques do Prado Brandão e Júlio Pudles. Angel foi a colaboradora e pensadora, juntamente com Klauss, de todos os passos da escola e do grupo profissional.

Ficha Técnica

Coreografia: Klauss Vianna | Coro falado: Teatro Experimental | Elenco: Décimo de Castro, Dione Almeida, Lúcia Monteiro, Marinela Uxa, Marilena Amorim, Marilene Martins, Pompéia Pires e Sigrid Hermanny.

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Angel Vianna