
Categoria
Subcategoria
Ano
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Descrição
“Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Angel e Klauss Vianna na dança brasileira” é fruto de uma extensa pesquisa das autoras que vem sendo editada como livro nos últimos anos. O Grupo Teatro do Movimento (GTM) foi uma companhia de dança fundada por Klauss e Angel Vianna em 1976, no Rio de Janeiro. Considerada uma das precursoras da dança contemporânea carioca, influenciou toda uma geração de artistas e coreógrafos. O livro contextualiza o GTM perante as políticas culturais da época que possibilitaram sua gênese e circulação. Além disso, retraça e analisa obras e parcerias com artistas como: Lourdes Bastos, Lola Brikman, José Possi Neto e Oscar Araiz. Apresenta a pesquisa Significado e função de uma linguagem gestual, coordenada pelos Vianna, e suas imbricações no GTM. Revela, por fim, à dança brasileira, procedimentos técnicos-criativos, sob os auspícios de Angel Vianna.
Joana Ribeiro da Silva Tavares é Professora Adjunta, foi chefe do Departamento de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO no biênio 2013-2015. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Mestrado e Doutorado) /PPGAC e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Artes Cênicas/MPEAC da UNIRIO. Possui graduação em Teoria do Teatro, Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado em Teatro pela mesma instituição (2007), com estágio de doutorado no exterior, no departamento de Dança da Universidade de Paris-8, Vincennes – Saint Denis (2005-06) . Realizou pós-doutorado pelo PRODOC/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC da UNIRIO (2008-12) e no Departamento de Dança da Université Paris-8, Vincennes Saint-Denis (2016.2-2017.1), com missão de conferencista estrangeira convidada. Integra os Grupos de Pesquisa em Dança no Brasil (ABRACE), Teatro Brasileiro (UNIRIO/CNPq) e Artes do Movimento (UNIRIO/CNPq). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, coreografia, preparação corporal, direção de movimento, dança, bailarina, atriz, performance, ensino e pesquisa. Mantém colaboração internacional com o Departamento de Dança da Universidade Paris-8, com o qual desenvolve Acordo de Mútua Cooperação (2020-2025). Vice-coordenadora do PPGAC/UNIRIO e do Curso de Doutorado/PPGAC/UNIRIO, no quadriênio 2018-2022. Atualmente (2022) coordenadora do Mestrado Acadêmico do PPGAC. Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento.
Marina Campos Magalhães é doutora em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa, em regime de cotutela com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023), mestre em Artes Cénicas pela UNIRIO (2017), pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cénicas (2010) e licenciada em Dança (2011) pela Faculdade Angel Vianna (RJ/BRA). Atriz e bailarina – formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (2014) e pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (2005) – tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, Teatro e Performance. Com mais de 20 anos de atuação profissional, participou de diversas companhias artísticas, como atriz/bailarina/performer, preparadora corporal e diretora de movimento, ao lado de importantes diretores do meio artístico. Esse percurso teve seu merito reconhecido atraves de premios como o FITA (2011) e o Artes Qualidade Brasil (2011) de melhor espetáculo por “Outside – um musical noir”; o Premio Itamaraty (2009) de melhor curta-metragem pela video-danca “Insomne”; o Premio Usiminas/Sinparc (2007) de melhor espetáculo e melhor publico para “Geraldas e Avencas” e a indicacao ao premio Sesc Sated (2006) na categoria Revelacao em Artes Cenicas. Coordenou a Pós-graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas da Faculdade Angel Vianna de 2011 a 2013, onde também foi professora (2011-2017), tendo orientado diversos trabalhos artísticos no âmbito académico. Como docente, também foi professora convidada da Escola Superior de Dança (2018-2019), e na graduação em Artes Cénicas da UNIRIO (2017). Desde 2018, é professora da Escola Inimpetus de Formação de Atores.
Autor(a)
Joana Ribeiro da Silva Tavares; Marina Campos Magalhães
Editora
Gramma Editora
ISBN
9788559686913
Coleção
Todos os esforços foram feitos para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso haja qualquer discrepância ou omissão, pedimos que nos comuniquem. É proibida a reprodução total ou parcial sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.