Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
novembro
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Descrição
O espetáculo “Francisca da Silva de Oliveira – Chica da Silva – Um Esboço” é criado com o apoio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. A musa negra, eternizada pela música de Jorge Ben Jor (“a imperatriz do Tijuco, dona de Diamantina, que morava com sua corte cercada de belas mucamas, num castelo na chácara de Palha, de arquitetura sólida e requintada, onde tinha até um lago artificial, e uma luxuosa galera, que seu amor João Fernandes, o tratador, mandou fazer só para ela”) é a inspiração para este espetáculo de dança. Eliana revela suas impressões a respeito da personagem-mito, depois de visitar sua residência em Diamantina, RJ.
Mas suas fontes de inspiração foram o livro de Júnia Ferreira Furtado “Chica da Silva e o contratador de diamantes” e também a obra de Cecília Meireles “O romanceiro da inconfidência”.
O espetáculo apresenta ao espectador pensamentos não ditos ou escritos sobre Chica. O não-revelado: A Chica mulher, a Chica mãe, o outro lado do mito deixado à margem pela mídia.
Ficha Técnica
Concepção e interpretação: Eliana de Santana | Direção: Eliana de Santana e Isadora Dias | Trilha sonora original: Loop B | Criação de Luz: Hernandes de Oliveira | Ambientação cênica: Hideki Matsuka | Figurinos: Hernandes de Oliveira e Eliana de Santana | Adereços e projeto gráfico: Hernandes de Oliveira
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Galeria Olido - Sala Paissandú
Acervo doado por
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.