
Arquivo PDF
Categoria
Subcategoria
Ano
País
Estado
Cidade
Descrição
O e-book “Danças Indígenas e Afrobrasileiras” apresenta um recorte da cultura indígena e negra a partir dos seus rituais, danças e sua relação com questões da atualidade. Trata também de questões histórico-culturais referentes aos principais povos indígenas, seus territórios de identidade, rituais e danças. Apresenta ainda um histórico do surgimento da dança afrobrasileira e figuras marcadamente responsáveis por esse advento e o reconhecimento da cidade de Salvador como espaço de referência nas pesquisas voltadas para a dança afro, principalmente a inspirada na dança dos orixás.
Marilza Oliveira é Mestra em Dança e especialista em estudos contemporâneos em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, Licenciada e Bacharel em dança pela UFBA. Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA com Dedicação Exclusiva, atuando na área de conhecimento referente aos Estudos do Corpo com ênfase em Danças Populares, Indígenas e Afrobrasileiras. Integrante fundadora do Grupo Gira: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afrobrasileiros e Populares (Escola de Dança da UFBA/CNPq). Participa do Grupo de pesquisa Rede-Africanidades, da Linha de Pesquisa Cultura e Conhecimento do DMMDC – Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, sediado na UFBA. Artista da dança, atua como pesquisadora, educadora no campo das danças afrobrasileiras, intérprete, coreógrafa e preparadora corporal. Trabalhou com nomes representativos da dança, do teatro e da música no âmbito nacional e internacional.
Autor(a)
Marilza Oliveira
Editora
UFBA, Escola de Dança; Superintendência de Educação a Distância
ISBN
9788582921609
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.