Dã-Dá Corpo

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Categoria

Materiais Gráficos

Subcategoria

Espetáculo

Ano

1987

Data do Evento

17, 26, 27 e 30 de novembro

País

Brasil

Estado

MG, RJ, SP

Cidade

Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo

Estilo de Dança

Dança Contemporânea

Tipo do Material

Programa

Descrição

Nas palavras de Klauss Vianna sobre o espetáculo:

“A Dança como Dança pode ser considerada em nossos dias, o correspondente à poesia na literatura.

O domínio dessa arte, em nossos dias, obedece a certas regras e convenções em função de um ideal estético antecipadamente suposto e proposto.

Mas é possível pensar a Dança para além destes limites, como uma das raras atividades em que o homem se engaja plenamente de corpo, espírito e emoção. Mais do que uma maneira de exprimir-se através do movimento, a Dança é um modo de existir – é também a realização da comunidade viva dos homens.

Reflete-se muito pouco sobre o sentido e o lugar da Dança numa sociedade fragmentária que a todo momento submete o corpo-humano a um verdadeiro massacre, condenando-o assim à mais completa imobilidade.

O corpo-humano permite uma variedade infinita de movimentos dançantes, que brota de impulsos interiores e se exteriorizam através do gesto, compondo na relação intima com o ritmo, o espaço, o desenho das emoções, dos sentimentos e das intenções.

Mas se como para nós a Dança é um modo de existir, cada um de nós possui a sua Dança original, singular e diferenciada, e é a partir dai que ela evolui para uma forma de expressão em que a busca da individualidade possa ser entendida pela coletividade.

Seguramente a Dança brasileira já conquistou seu público, e a ausência dele nos recentes espetáculos, só se justifica pela falta de qualidade e originalidade do que vem sendo mostrado.
Com raras e honrosas exceções, a Dança brasileira não tem conseguido chegar a uma forma de expressão particular, que traduza o sentimento e a cultura brasileira e a eleve à categoria de obra de arte.

Grupos independentes e não independentes ficam quase sempre no arremedo da forma e da técnica mal incorporada, sem ultrapassar assim os limites de propostas estéticas incertas e superadas.

A Dança não é apenas espetáculo. 0 entusiasmo de um público novo e fervoroso, não levara a parte alguma se uma profunda revolução na expressão do movimento, não lhe devolver seu lugar no seio de uma sociedade que busca definição.

Após 40 anos de reflexão, e um trabalho vivo de 2 anos intensos, coloco nossas ansiedades e questionamentos em um espetáculo que possa se converter numa expressão viva e singular, transcendendo a sala de aula para ganhar os palcos, as ruas e a vida.”

Ficha Técnica

Elenco: Izabel Costa, Duda Costilhes, Lelia Monteiro (bailarinos), João de Bruçó (músico-ator) | Argumento e roteiro: Klauss Vianna e Mario Drumond | Participações especiais: João de Bruço (voz-percussão solo – 1° Mov), Nahim Marun (piano solo – 2° Mov), John Boudler (regente) e Grupo de Percussão do Instituto de Artes do Planalto e Coral da Secretaria de Cultura do Estado de SP (perc. e coro 3° Mov) | Direção geral e artística: Klauss Vianna | Direção musical: Carlos Kater | Direção de arte: Fernando Tavares | Direção de produção: Mario Drumond | Produção executiva: Marilene Golfette | Divulgação e propaganda: CPG Propaganda e Marketing LTDA | Textos: Alberto Guzik | Fotografia: Dario de Freitas | Assistente de maquiagem: Leopoldo Pacheco | Iluminação: Jorge Carvalho | Gravação: Estúdio Cítara | Sonoplastia: João Eduardo Canônico | Realização: Atravez Associação Artístico Cultural

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Klauss Vianna

Local

Teatro Cultura Artística, Grande Teatro do Palácio das Artes e Teatro Villa Lobos

Coleção

Klauss Vianna