
Categoria
Subcategoria
Ano
País
Estado
Cidade
Descrição
A obra “Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação” é uma epistemologia precursora, de estudos criativos das artes do corpo da tradição africana e africano-brasileiro, na contemporaneidade e no contexto acadêmico. Está voltada para o indivíduo, sua história, ações cotidianas e à arte do movimento criativo. Está inserida pelo Conselho Nacional de Educação, como exemplar sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares, a Lei 10.639/03 e alterada pela Lei 11.645/08.
Inaicyra Falcão dos Santos nasceu em Salvador, BA. Bacharel em Dança pela Universidade Federal da Bahia, fez Mestrado em Artes Teatrais na Universidade de Ibadan, Nigéria, Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo e Livre-docência na Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Foi intérprete em várias companhias de dança e teatro no Brasil e no exterior. Realizou estudos e pesquisas nas Universidades Obáfémi Awólòwó Ilé-Ifè, na Nigéria, e no Laban Center for Movement and Dance, na Inglaterra. Foi docente do Departamento de Artes Teatrais da Universidade de Ibadan e do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas. Foi também chefe deste Departamento e Coordenadora da Comissão de Artes do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Atualmente como pesquisadora, tem com sua voz de soprano dramático, expressado sua arte, em recriações de poemas e canções das tradições Iorubá e africano-brasileira. Tem participado de eventos artísticos e acadêmicos nacionais e internacionais.
Autor(a)
Inaicyra Falcão dos Santos
Editora
CRV
ISBN
9786525112404
DOI
10248249786525112404
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.