Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas

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Categoria

Bibliografia

Subcategoria

Artigo

Revista

Ano

2017

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

São Paulo

Descrição

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas. Rebento: Revista das Artes do Espetáculo, v. 6, p. 99-113, 2017.

Esta comunicação expõe experiências relacionadas à tradição africano-brasileira de ascendência nagô/iorubá entrelaçadas às bases de processos criativos na dança-arte educação. Trata-se de uma proposta pluricultural no campo das artes cênicas, aplicada ao longo dos anos, intitulada Corpo e Ancestralidade, a qual articula histórias individuais com mitologia, memória, danças, cantos, gestos e ritmos tradicionais. A finalidade é enfatizar expressões cênicas africano-brasileira contemporânea, que ressaltam linguagens estéticas enriquecidas por meio de exercícios técnicos corporais criativos, experimentações e subjetividades. O objetivo é propor metodologias para o ensino das artes da cena, através do diálogo entre: o corpo e a criatividade, matrizes corpóreo-vocais vivenciadas no cotidiano
tradicional e a arte do movimento. O que reverbera uma comunicação que se consolida na contemporaneidade, com
identidade corporificada de valores e princípios inaugurais da tradição africano-brasileira.

Inaicyra Falcão possui Graduação em DANÇA pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em ARTES TEATRAIS, dissertação: ‘The Ritual Dance in Bahia’, University of Ibadan/Nigéria. Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade de São Paulo/Brasil; ‘Da Tradição Africana-Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação’. Livre-docente na área de PRÁTICAS INTERPRETATIVAS/Dança do Brasil; ‘Entrelaçar: a Dinâmica da Trama’, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França, com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas e do curso de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordenou o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rituais e Linguagens do Diretório do CNPq. Publicou o livro Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação e é uma das organizadoras do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte-educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão sobre o trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, história de vida na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto. Recebeu o Prêmio Milu Vilela – Itaú Cultural 35 anos, pelo reconhecimento de sua trajetória longeva e definitiva na construção e transformação da nossa cultura. A 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, comissionou, celebrando a sua história, o projeto Tokunbó: Sons entre Mares, composto de uma publicação, da gravação e da apresentação de um disco e sua performance lírica.

Ficha Técnica

Coordenação Editorial: Lucia Romano, Marianna Francisca Martins Monteiro e Rita Luciana Berti Bredariolli | Assessoria Técnica: Fabiana Colares | Diretora da Biblioteca do Instituto de Artes, Mariana Borges Gasparino | Bibliotecária e Altemar Magalhães | Diretor de Informática | Capa, Ilustrações e Projeto Gráfico: Camila Conti | Diagramação: Camila Conti e Mariana Sapienza | Assessoria de Comunicação: Mariana Sapienza

Autor(a)

Inaicyra Falcão dos Santos

Volume

6

Coleção

Inaicyra Falcão