
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
03 de novembro
País
Estado
Cidade
Descrição
Em 2016, comemoraram-se os 30 anos de canto lírico da intérprete soprano dramática Inaicyra Falcão, e o desejo de estar em cena a levou a preparar um repertório novo para apresentar ao seu público. No dia 3 de novembro, às 20h, ela subiu ao palco do Gamboa para fazer uma única apresentação do Concerto “Memórias”, interpretando músicas que marcaram época nas vozes de cantores como Nelson Gonçalves, Ângela Maria, entre outros, com temas sobre as relações humanas.
A intenção foi levar ao público a versatilidade, o desempenho e a índole da artista, que esteve acompanhada dos músicos Dainho Xequerê e Gabriel Carneiro. Segundo Inaicyra, “Viver é fazer recordações”, e assim ela concebeu este concerto, cujo repertório foi uma viagem ao passado, com músicas que embalavam as décadas de 50 e 60. Com a certeza de que as lembranças estavam repletas do contemporâneo.
Ela relatou ainda que as músicas que interpretou eram aquelas que escutava muito no convívio com sua mãe, Edvaldina Falcão dos Santos, que tinha o hábito de cantar durante suas atividades cotidianas. A artista também foi influenciada pelos LPs de variados estilos e idiomas que seu pai, Deoscóredes Maximiliano dos Santos (Mestre Didi), escutava, além de acompanhar as programações musicais das rádios da época, como o “Parabéns para você” na Rádio Excelsior da Bahia. MEMÓRIAS foi um concerto para quem aprecia música brasileira e canto lírico.
Inaicyra Falcão possui Graduação em DANÇA pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em ARTES TEATRAIS, dissertação: ‘The Ritual Dance in Bahia’, University of Ibadan/Nigéria. Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade de São Paulo/Brasil; ‘Da Tradição Africana-Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação’. Livre-docente na área de PRÁTICAS INTERPRETATIVAS/Dança do Brasil; ‘Entrelaçar: a Dinâmica da Trama’, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França, com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas e do curso de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordenou o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rituais e Linguagens do Diretório do CNPq. Publicou o livro Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação e é uma das organizadoras do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte-educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão sobre o trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, história de vida na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto. Recebeu o Prêmio Milu Vilela – Itaú Cultural 35 anos, pelo reconhecimento de sua trajetória longeva e definitiva na construção e transformação da nossa cultura. A 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, comissionou, celebrando a sua história, o projeto Tokunbó: Sons entre Mares, composto de uma publicação, da gravação e da apresentação de um disco e sua performance lírica.
Ficha Técnica
Intérprete: Inaicyra Falcão | Percussão: Dainho Xequerê | Violão: Gabriel Carneiro | Figurino: Jorge Andrade | Iluminação- Nando Zâmbia | Técnico de som: Jeferson Souza | Assistente de produção: Karla Koimbra | Diretor de audiovisual: Ailton Pinheiro | Produção executiva: Josi Acosta | Realização: Acosta Produções Artísticas
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Teatro Gamboa Nova
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.