
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
06 de dezembro
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Descrição
Na foto, Angel Vianna (1928-2024) como Sacerdotisa do Templo de Vulcano para a coreografia “Bailado Egípcio (da Ópera Aida)” de Carlos Leite (1914-1995) para o Ballet de Minas Gerais.
O Ballet Minas Gerais é a primeira escola de balé de Belo Horizonte, MG, fundada em 15 de março de 1948. Um ano antes, o Ballet da Juventude se apresenta em Belo Horizonte. Klauss Vianna (1928-1992) e Angel Vianna (1928-2024) assistem a um dos espetáculos e decidem começar a fazer aulas de dança com o professor Carlos Leite (1914-1995), que havia sido convidado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Minas Gerais para montar uma escola em BH. Carlos Leite nasceu em Porto Alegre, onde estudou canto, mudando-se depois para o Rio de Janeiro, onde estudou arte dramática e balé. Em 1945, torna-se o primeiro bailarino do Municipal do Rio de Janeiro e depois ajuda a fundar o Ballet da Juventude, destacando-se como mestre de balé, coreógrafo, diretor de cena e assistente de Igor Schwesoff, diretor da companhia. Instalada no 9º andar do Edifício do INPS, a escola já tinha setenta alunos nos primeiros seis meses de funcionamento. Entre eles, Angel Abras (Angel Vianna), Hilda e Sigrid Hermanny, Dulce Beltrão, Klauss Vianna, Décio Otero, Marlene e Marilene Martins, Vera Lúcia de Lima Coelho, Victor Lala, Emil Dotti e outros. No fim do ano, é realizado um festival no palco do Colégio Isabela Hendrix. Em abril de 1949, o curso torna-se uma parceria com o Teatro Mineiro de Arte, instituição criada por Alberto Sabino de Freitas para incentivar as artes cênicas no estado.
Ficha Técnica
Coreografia e personagem Vulcano: Carlos Leite | Música: Verdi | Sacerdotisas do Templo de Vulcano: Astrid Hermanny, Angela Abras (Angel Vianna), Alpha Vieira, Matilde Aparecida de Castro, Vera Lúcia de Lima Coelho, Ana Kovilka e Joana d’Arc A. do Sul | Pequenos Escravos: Eliane B. Cunha, Laila Lundh, Marilene Dabus, Mary Soares Lopes, Rosina Xavier e Vera Lúcia de Mello Lisboa | Aias da Princesa Amneris: Maria Auxiliadora Tavares, Maria Isabel Brandão, Maria José de Lima Santos, Ruth Xavier, Rosaura Xavier e Terezinha Nardelli Bemfica | Jovens Guerreiros: Fred Nolman, Gerry Bran, Ricardo Gonzalez, Osvaldo Santos, Nick Rodrigues e François Du Près | Sacerdotisas do Templo de Ísis: Hilda Hermanny, Dulce Beltrão, Sigrid Hermanny e Zilka Antunes | Guarda-roupa: Confecção de D. Lourdes Beltrão | Piano: D. Maria José de Lima Coelho
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Teatro Mineiro de Arte
Acervo doado por
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.