Na foto: Angel Vianna | Fotógrafo: Não identificado

Categoria

Fotos

Subcategoria

Espetáculo

Ano

1950

Data do Evento

06 de dezembro

País

Brasil

Estado

MG

Cidade

Belo Horizonte

Estilo de Dança

Balé Clássico

Descrição

Na foto, Angel Vianna (1928-2024) como Sacerdotisa do Templo de Vulcano para a coreografia “Bailado Egípcio (da Ópera Aida)” de Carlos Leite (1914-1995) para o Ballet de Minas Gerais.

O Ballet Minas Gerais é a primeira escola de balé de Belo Horizonte, MG, fundada em 15 de março de 1948. Um ano antes, o Ballet da Juventude se apresenta em Belo Horizonte. Klauss Vianna (1928-1992) e Angel Vianna (1928-2024) assistem a um dos espetáculos e decidem começar a fazer aulas de dança com o professor Carlos Leite (1914-1995), que havia sido convidado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Minas Gerais para montar uma escola em BH. Carlos Leite nasceu em Porto Alegre, onde estudou canto, mudando-se depois para o Rio de Janeiro, onde estudou arte dramática e balé. Em 1945, torna-se o primeiro bailarino do Municipal do Rio de Janeiro e depois ajuda a fundar o Ballet da Juventude, destacando-se como mestre de balé, coreógrafo, diretor de cena e assistente de Igor Schwesoff, diretor da companhia. Instalada no 9º andar do Edifício do INPS, a escola já tinha setenta alunos nos primeiros seis meses de funcionamento. Entre eles, Angel Abras (Angel Vianna), Hilda e Sigrid Hermanny, Dulce Beltrão, Klauss Vianna, Décio Otero, Marlene e Marilene Martins, Vera Lúcia de Lima Coelho, Victor Lala, Emil Dotti e outros. No fim do ano, é realizado um festival no palco do Colégio Isabela Hendrix. Em abril de 1949, o curso torna-se uma parceria com o Teatro Mineiro de Arte, instituição criada por Alberto Sabino de Freitas para incentivar as artes cênicas no estado.

Ficha Técnica

Coreografia e personagem Vulcano: Carlos Leite | Música: Verdi | Sacerdotisas do Templo de Vulcano: Astrid Hermanny, Angela Abras (Angel Vianna), Alpha Vieira, Matilde Aparecida de Castro, Vera Lúcia de Lima Coelho, Ana Kovilka e Joana d’Arc A. do Sul | Pequenos Escravos: Eliane B. Cunha, Laila Lundh, Marilene Dabus, Mary Soares Lopes, Rosina Xavier e Vera Lúcia de Mello Lisboa | Aias da Princesa Amneris: Maria Auxiliadora Tavares, Maria Isabel Brandão, Maria José de Lima Santos, Ruth Xavier, Rosaura Xavier e Terezinha Nardelli Bemfica | Jovens Guerreiros: Fred Nolman, Gerry Bran, Ricardo Gonzalez, Osvaldo Santos, Nick Rodrigues e François Du Près | Sacerdotisas do Templo de Ísis: Hilda Hermanny, Dulce Beltrão, Sigrid Hermanny e Zilka Antunes | Guarda-roupa: Confecção de D. Lourdes Beltrão | Piano: D. Maria José de Lima Coelho

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Angel Vianna, Ballet de Minas Gerais, Carlos Leite

Local

Teatro Mineiro de Arte

Coleção

Angel Vianna