Faleceu hoje (9/2) a atriz e bailarina Marilena Ansaldi, aos 87 anos.
A atriz, bailarina, coreógrafa e professora paulistana Marilena Ansaldi teve fundamental importância na história da dança brasileira. Foi primeira bailarina do Corpo de Baile Municipal de São Paulo e integrou durante três anos o Ballet do Teatro Bolshoi em Moscou.
Como resposta a uma crise pessoal com a dança clássica, idealizou o Teatro de Dança Galpão, espécie de centro de dança que, de 1975 a 1978, reuniu aulas, espetáculos, workshops, conferências, mostras de filmes e outras iniciativas na sala Galpão do Teatro Ruth Escobar. Marilena lutou junto ao governo estadual da época e conseguiu verba pública para financiar os professores, espetáculos e cachês, numa época em que os artistas da dança contavam com pouco ou nenhum recurso governamental. O Galpão abrigou espetáculos de grande vanguardismo e foi um do principais responsáveis pela modernização da dança paulista e brasileira, reunindo e formando importantes nomes da área.
Nas décadas seguintes, Marilena se dedicou cada vez mais à dança-teatro – ou, nas suas próprias palavras, “mudei a minha linguagem para teatro misturado com dança, dança misturada com teatro, que não é teatro, é usar a palavra, o verbo, usar o meu corpo e me expressar através dele, mostrando a minha forma como ela é”. A artista também coreografou peças de teatro e participou como atriz de novelas da TV Globo.
Depois de ficar afastada dos palcos por mais de cinco anos, a artista retornou aos palcos em 2014, ao 80 anos, estrelando o premiado espetáculo Paixão e Fúria – Callas, o Mito.
Nossa eterna gratidão!
Fontes:
COELHO, Maria Cristina Barbosa Lopes; XAVIER, Renata Ferreira (Org.). Memória da Dança em São Paulo. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2007.
DIAS, Linneu. A experiência do Teatro de Dança no Galpão. In: NAVAS, Cássia; DIAS, Linneu. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 1992.
GERALDI, Silvia. Raízes da teatralidade na dança cênica: recortes de uma tendência paulistana. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, 2009.