Na próxima quarta-feira, 26 de novembro, o Instituto de Artes da UNESP recebe o lançamento do livro “À Joana Lopes: 7 cartas, 7 artigos”, acompanhado de uma oficina e de uma palestra dedicadas às contribuições da pesquisadora, artista educadora e dramaturga Joana Lopes para a dança e suas pedagogias. A programação será facilitada por Andreia Yonashiro e Renata Fernandes, ex-alunas e parceiras de Joana ao longo de quase duas décadas.
O evento integra o projeto Ciranda das Mestras, da extensão Rodas de Dança, organizado pelo grupo de pesquisa GEMA – Educação, movimento somático e artes da cena (CNPq/IA-UNESP).

Sobre Joana Lopes (1938-2023)
Artista educadora de trajetória singular, Joana atuou desde o momento em que esse termo ainda ganhava contornos no Brasil. Feminista, jornalista, fundadora do jornal Brasil Mulher nos anos 1970, alfabetizadora de adultos, dramaturga, diretora, escritora e professora universitária, lecionou no curso de Dança da Unicamp por mais de 20 anos. Criou sistemas, conceitos e caminhos pedagógicos que marcaram o ensino da dança e do teatro no país, entre eles: jogo dramático infantil, jogo arcaico, jogo espontâneo, coreodramaturgia, coreotopologia e o SADE – Sistema de Aprendizado da Dança Elementar.
Joana faleceu na virada de 2023 para 2024, deixando um legado que segue formando artistas, educadores e pesquisadores.
Sobre o livro
Composto por sete cartas e sete artigos acadêmicos, o livro reúne memórias afetivas e reflexões sobre o pensamento ético, poético, estético e político de Joana Lopes. A obra revisita contribuições que atravessam as artes da cena, os processos pedagógicos e o desenvolvimento de metodologias de criação a partir do jogo, do movimento e da dramaturgia corporal.
Autores das cartas e artigos: Cilô Lacava, Eugenia Casini Ropa, Fernando Vilela, José Rafael Madureira, Andreia Yonashiro, Renata Fernandes, Robson Ferraz, Theda Cabrera, Francisco Souza da Silva, Lígia Tourinho, Melina Scialom
Organização: Renata Fernandes, Andreia Yonashiro e José Rafael Madureira
Acesse o livro na íntegra pelo Portal MUD:
Portal MUD