Fundação do Theatro Municipal e a Escola de Dança de São Paulo lançam livro digital que registra a história da Escola, desde a sua fundação até os dias atuais. O texto é da escritora e jornalista Ana Francisca Ponzio e o projeto gráfico da Homem de Mello & Troia Design.
Há 80 anos, em uma das salas do Theatro Municipal de São Paulo, nascia a escola de dança, inicialmente batizada de Escola Experimental de Dança Clássica, com objetivo de criar um grupo de dança que auxiliasse nas montagens líricas do Theatro na época. A escola cresceu e em pouco tempo mudou-se para os Baixos do Viaduto do Chá, onde permaneceu por algumas décadas, inicialmente oferecendo à comunidade o ensino da Dança Clássica.
Na década de 70, a escola passa por transformações importantes como a alteração de seu nome para Escola Municipal de Bailado, e a introdução da Dança Moderna em seu currículo, sendo esta mudança um marco em sua história, por trazer um pensamento alinhado a outras formas de expressão e proporcionar o diálogo com a cena da dança na época.
Continuando sua trajetória, na década de 80, a escola cria o Corpo de Baile Jovem Municipal e renova suas diretrizes pedagógicas, dando ênfase ao desenvolvimento da conscientização da Dança em seus aspectos físico e intelectual. A partir desse período, foram introduzidas no currículo escolar as disciplinas de Música, História da Arte, Improvisação e Criatividade.
Um processo que culminou com mais uma mudança de nome e de casa, na década de 2010, quando a escola passou a denominar-se Escola de Dança de São Paulo e, grande demais para as galerias dos Baixos do Viaduto do Chá, foi transferida para o prédio da Praça das Artes sob a guarda da recém-criada Fundação Theatro Municipal.
ACESSE O LIVRO AQUI