O Prêmio Denilto Gomes de Dança, instituído pela Cooperativa Paulista de Dança (CPD) em 2013, é uma premiação que reconhece e valoriza a diversidade e potência da produção em dança no Estado de São Paulo. Criado com o objetivo de ampliar a visibilidade da dança e suas múltiplas linguagens, o prêmio é uma importante ação político-cultural que fortalece o segmento artístico e reafirma a dança como campo de reflexão crítica, criação e atuação social.
Inspirado na trajetória do artista Denilto Gomes, referência na dança contemporânea brasileira, o prêmio contempla produções que se destacam por sua originalidade, engajamento, qualidade técnica, relevância social e capacidade de inovação estética. A cada edição, uma comissão de profissionais da área propõe as categorias com base nas expressões e necessidades mais presentes da cena da dança naquele período — o que torna o prêmio dinâmico, diverso e atento às transformações do setor.
Desde a 1ª edição em 2013, o Prêmio Denilto Gomes já contemplou centenas de artistas, coletivos, companhias, projetos e iniciativas das mais variadas regiões do estado, reconhecendo diferentes dimensões da prática em dança: criação, performance, produção, difusão, políticas públicas, memória, acessibilidade, dança para as infâncias, dança inclusiva, entre outras.
Anunciamos que na edição desta XIII Edição do Prêmio Denilto Gomes, a partir do olhar curatorial de Valéria Cano Bravi, Thiago Negraxa e Luis Ferron, os premiados das categorias são:
- Intervenção urbana: Coletivo Soul Dip
- Espetáculo em dança: Sagração do Agora – Toshiko Oiwa & Kae Oiwa Pires
- Artista e intérprete da dança: Mabalane Jorge Ndlozy
- Elenco: Cia. de Danças de Diadema
- Difusão em dança: Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo
- Memória acervo e críticas em dança: Renan Marcondes por Lá Textos em Dança
- Menção honrosa: Nós D’água por: memória e registro da dança house na cidade de São Paulo
- Pesquisa continuada, linguagem e corpo: Mario Lopes pela pesquisa Afrotranstropi
- Prêmio técnico: Núcleo Ajeum por cenografia do espetáculo Ibejda
- Trajetória em dança: Grupo Brasílica – Deca Madureira
- Dança e infâncias: Futura pelas obras Supernada EP02 e Pé Grande
- Criação em dança: Bia Sano/Eduardo Fukushima
- Atuação política na dança: Luiz Anastácio
- Menção honrosa: Toninho Vespoli
- Liderança política na dança: Carlos Zarattini
- Personalidades da dança (homenagem):
- Marília de Andrade, Rodrigo de Lima, Sofia Cavalcante, Silvia Geraldi, Décio Otero, Yolanda Amadei, Antonio Carlos Rebesco, Doroty Lenner e Fernanda Moretti
Programação do Prêmio Denilto Gomes
Nesta edição do Prêmio Denilto Gomes, contará com uma programação do qual, tem como proposta promover atividades que possibilitem o compartilhamento de práticas, processos e saberes entre cooperados e público em geral, fortalecendo espaços de encontro, troca e valorização da dança, bem como de seus modos de criação, produção e difusão.
As ações aconteceram nos dias 15, 16 e 17 de abril, de forma gratuita, em parceria do CRD – Centro de Referência da Dança. As atividades serão livres e compostas pelas pessoas premiadas, como: vivência, oficina, bate-papo, apresentações de espetáculos. Incentivando a celebração e o compartilhamento por meio da dança que promovem o reconhecimento e a valorização da cultura.
Programação 15/04
Exibição e Roda de Conversa com Nós D’água Companhia de Dança
“Além da Dança: percursos e memórias do House Dance no Brasil (EP 1: Cidade de São Paulo)

Horário: 10h às 11h
A ação prevê exibição e roda de conversa acerca do primeiro episódio do projeto “Além da Dança: percursos e memórias do House Dance no Brasil” produzido pela Nós D’água Companhia de Dança. A iniciativa objetiva documentar e vivificar a memória da cena House Dance em nossos territórios e ainda em fase embrionária recebe menção honrosa do XIII Ed. Prêmio Denilto Gomes de Dança.
Local: Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 60 min
Inscrições: https://forms.gle/4Fg43pzpdhPjK3e48
Oficina com Beatriz Sano e Eduardo Fukushima
Práticas de respiração e movimento

Horário: 14h às 16h
O curso pretende compartilhar práticas de respiração de exercícios chineses e japoneses como seitaiho, chi kung e tai chi como forma de alargar a percepção do corpo. A combinação dessas práticas será associada com exercícios de voz, toque, vibração e improvisação em dança possibilitando a criação de um campo comum de experimentação.
Local: Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 2 horas
Inscrições: https://forms.gle/1wg4HXjxc4AQijuW7
Workshop e Bate-papo com Deca Madureira e a Cia Brasílica
Método Brasílica

Horário: 19h às 21h
Neste encontro, Deca Madureira e a Cia Brasílica abordarão um pouco da sua experiência e pesquisa, contando suas histórias e propondo a experimentação prática da metodologia Brasílica, mantida pelo grupo desde sua fundação, em 2006. O método parte de danças populares, e caminha em direção à autonomia artística e sistematização do processo criativo a partir do movimento dentro dessa temática. O encontro consiste, ainda, no oferecimento de conteúdos teórico-práticos contidos nas danças e expressões artísticas populares brasileiras, com o propósito de possibilitar o contato, experiência e experimentação do corpo brincante, ampliar o repertório artístico e cultural de cada participante, celebrando e reconhecendo a diversidade cultural do povo brasileiro e consequentemente o hibridismo gestual que envolve as danças brasileiras.
Local: Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 2 horas
Inscrições: https://forms.gle/MNVrArS3bJKhDqUQ8
Programação 16/04
Vivência com Núcleo Ajeum
IBEJADA

Horário: 14h às 15h30
A vivência IBEJADA irá compartilhar alguns procedimentos práticos que fizeram parte do processo de criação do espetáculo “IBEJADA”. A partir das simbologias de IBEJI o Núcleo Ajeum se debruçou na construção metafórica dos duplos e espelhamento investindo nas possibilidades de parceria e irmandade. Como eu desafio o outro em uma brincadeira ao mesmo tempo que construo afetividade e cumplicidade.
Local: Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 1h30min
Inscrições: https://forms.gle/518rNwh4R2Wmh6Ra7
Oficina com Mabalane Jorge Ndlzoy
Dança Afro – tradicional e contemporânea

Horário: 19h às 21h
A oficina traz vivências africanas tradicionais e contemporâneas, com ritmos de danças do norte ao sul Moçambique ativando distintos conceitos e humores do corpo.
Mabalane Jorge Ndlozy é dançarino e coreógrafo moçambicano. Radicado no Brasil desde 2017, integra a Taanteatro Companhia, sob direção de Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi. Ganhou destaque com solos de dança-teatro decolonial como “Mensagens de Moçambique”, “Chissano- rito para Mabungulane” e “Ndlela Yanga – o que fica de mim depois da travessia”. Em 2025, realizou a coreografia e o papel título de “Da Violência: Fanon”, espetáculo da Teanteatro Companhia. Com carreira internacional, apresentou seu trabalho na África do Sul, Alemanha, Bélgica, França, Itália, Líbia, Madagascar, Nigéria, Portugal, Suazilândia e Tunísia.
Local: Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 2 horas
Inscrições: https://forms.gle/tPBMxR2LHPBaat9NA
Programação 17/04
Apresentação Artística com FUTURA
Espetáculo | Pé Grande

Horário: 10h
Foi um grande alvoroço! Gente gritando, crianças correndo e uma mistura de medo e fascínio quando uma família de Pé Grande passou pela cidade. Ninguém sabe ao certo de onde eles vem nem para onde eles vão. Sabe-se que andam em bando mas ninguém nunca conseguiu dizer se eles andam dançando ou se dançam andando.
Pé Grande é uma dança para crianças que acontece em espaços alternativos com criação e dança de Aline Bonamin, Yi Gonçalves, Karen Marçal, Marcela Costa, Maurício Alves e Sabrina Ferreira. O trabalho promove a continuidade da pesquisa coreográfica da FUTURA | Clarice Lima que explora a relação entre a empatia cinestésica, o universo fantástico e a cidade; complexificando e transformando a ação de caminhar em dança/ jogo/ brincadeira.
Local: CRD-Centro de Referência da Dança
Duração: 30 min
Exibição e Roda de Conversa com Luiz Anastacio
Apresentação do vídeo-dança Bori

Horário: 10h Às 11h
O vídeo é uma homenagem à entidade Ori (a cabeça, no sentido espiritual e físico nas religiões de matriz africana). A narrativa se debruça sobre a relação intrínseca entre os alimentos e a dança, tratando o “alimentar a cabeça” não apenas como um ritual, mas como uma forma de nutrir os artistas e a própria cultura afro-brasileira na cidade.
Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 37 min
Inscrições: https://forms.gle/vgLFksasH7AWVmj77
Roda de Conversa com Renan Marcondes
Performances da crítica, crítica como performance

Horário: 14h às 15h30
Conversa sobre os últimos projetos de Renan Marcondes como Cartas para Danças (2023, criado com Claudia Muller e lançado na Bienal Sesc de Dança), Fantasias Brasileiras (2024, indicado ao APCA na categoria pesquisa), a participação na primeira edição do Antes da Cena (2025, Balé da Cidade, Theatro Municipal de São Paulo), A primeira dança (2026, Mostra Caixa de Dança, Sesc Ipiranga) e sua página de textos criada em 2024 lá.textos para danças. O intuito é discutir como esses projetos pensam a mediação e a crítica como elementos performáticos e dramatúrgicos, e não como ferramentas externas à obra.
Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 1h 30 min
Inscrições: https://forms.gle/sX8R4T16PhB38PTn8
Roda de Conversa e Vivência Prática com Companhia de Danças de Diadema
As Múltiplas Camadas do Artista

Horário: 14h às 17h
A Companhia de Danças de Diadema, comemorando 31 anos em 2026, propõe para a ação de compartilhamento de saberes, na ocasião do evento XIII Prêmio Denilto Gomes, um encontro entre público e integrantes da Companhia, onde serão abordados os seguintes temas, em desenvolvimento prático teórico:Bloco 1) Conversa referente ao pensamento artístico e modo de agir de uma companhia que tem em seu repertório diversos criadores, sejam eles coreógrafos renomados, bem como artistas que experimentam suas primeiras obras criativas. Bloco 2) Diante desta múltipla opção de artistas criadores colaborando com a companhia, como se dá o comportamento físico/dramatúrgico dos artistas que compõem o elenco, bem como a condução por parte da coordenação artística deste grupo. Para esta prática corporal será feito um recorte de 3 subtemas corporais: o infantil, o épico, o surreal. Finalização: escuta das impressões gerais dos participantes e condutores das atividades.
Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 3 horas
Inscrições: https://forms.gle/YYMZ1Bvzdyo5Va9d6
Espetáculo com Toshiko Oiwa & Kae Oiwa Pires
Sagração do Agora

Horário: 19h30
“Sagração do Agora!” é uma peça de dança de Toshiko Oiwa e seu filho neurodivergente Kae, de 15 anos hoje, que começou em 2021.
O dueto é sobre a composição musical “A Sagração da Primavera”, composta por Igor Stravinsky em 1913. A peça atual propõe uma releitura diversa daquela comumente apresentada pelas grandes companhias de dança, que apresentam o tema do sacrifício e o medo da morte com a dança derradeira de uma donzela escolhida para o sacrifício.
A versão proposta é um duo dançado entre mãe e filho não-verbal que retrata sua relação, comunicação, ao passo que a música remete à uma natureza selvagem que inclui nosso corpo, e os artistas simplesmente interpretam as sensações reais que a obra de Stravinsky lhes provoca. Para o público, é um desafio de observação da arte e da vida.
Local: Sala Cênica: CRD- CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA
Duração: 40 min
Retirada de Ingressos: 30 min antes
Serviço
Programação: 15 à 17 de Abril
Local: CRD-Centro de Referência da Dança
Galeria Formosa (Baixos do Viaduto do Chá), Centro, São Paulo – SP
Acesso: Próximo à estação de metrô Anhangabaú
Programação: Gratuita
Realização: Cooperativa Paulista de Dança
Apoio: CRD-Centro de Referência da Dança, Portal MUD e OutraDança
Portal MUD