Artista baiana radicada no Ceará foi uma das principais referências da dança no estado e fundadora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza- Fendafor.
A bailarina, coreógrafa e professora Janne Ruth faleceu na última segunda-feira (3), aos 63 anos, em Fortaleza, em decorrência de um câncer. Baiana de Vitória da Conquista, nascida em 15 de maio de 1962, Janne iniciou seu contato com a dança ainda na infância, aos quatro anos, em Salvador.
Mudou-se para Fortaleza em 1967, onde construiu uma trajetória marcante na formação e difusão da dança. Foi aluna de Hugo Bianchi e integrou a Escola de Dança Dora Andrade, onde também lecionou. Em 1981, fundou a Escola de Dança Janne Ruth e, em 1991, criou a Companhia de Dança Janne Ruth, além do Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações, voltado a projetos sociais com jovens e crianças da capital.
Janne foi uma das fundadoras do GEPEDANCE (Grupos Permanentes de Dança do Ceará) e do Fórum Estadual de Dança do Ceará, além de se formar em Serviço Social em 1997.

Reprodução / Redes Sociais
Em 2000, idealizou o Festival Internacional de Dança de Fortaleza (Fendafor), que em 2025 completou 25 anos de história. O festival se consolidou como um dos mais importantes encontros da dança no país, marcado pela diversidade. “Nossa maior felicidade é ver todo mundo no palco. O Ceará tem fome disso. Queremos um festival para todos os tipos de dança”, disse Janne em entrevista ao Diário do Nordeste, em 2008.
Suas criações circularam por diversas cidades do Brasil — como Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Recife e Salvador — e também por países da Europa e da América do Sul.
O Portal MUD expressa seu pesar e solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade da dança. O legado de Janne Ruth segue vivo em cada corpo e movimento que ela inspirou.
Fonte: Diário do Nordeste
Portal MUD