A concorrência no mercado de dança está em todo lugar. Escolas de danças disputam alunos, artistas concorrem pela atenção do público e dos contratantes. Como você lida com essa concorrência? Quais são suas reais ações de marketing?
São muitas as opções de ações e tudo depende do seu momento de carreira. Se está no começo da sua trajetória, busca visibilidade. Por outro lado, se já tem experiência, pode estar de olho em mais visibilidade ou em manter sua posição diante dos novos correntes. Ou, ainda, aquela exposição que você tem conseguido ainda não é exatamente a que desejava.
Em todos esses casos, a resposta é única. O fator determinante para o seu sucesso é o seu diferencial. O público e alunos escolherão você se perceberem no seu trabalho uma vantagem real, seja ela técnica, estética, de conteúdo ou de proposta.
A pergunta mais difícil, no entanto, é outra. O que pode ser um diferencial? Aquilo que você notadamente domina e que se destaca da concorrência, seja como espetáculo, escola de dança ou bailarino. E, pode acreditar, todo mundo tem um diferencial – o problema é que, na maioria das vezes, ele não está devidamente exposto. Se o seu diferencial não está aparecendo, os diagnósticos possíveis são dois: ou você está inseguro em relação a ele, ou você não está sabendo comunicá-lo adequadamente em seus canais de divulgação – ou as duas coisas.
Não se trata apenas de escolher seu diferencial. É preciso que esse elemento esteja profundamente ligado aos seus valores e ao seu propósito enquanto profissional. É preciso compreender quem você quer ser, pelo que você gostaria de ser conhecido e o legado que você pretende deixar neste mercado.
Assim como um aprendiz de dança deve buscar profissionais que possam orientar sua trajetória de aprendizado, bailarinos devem buscar profissionais de comunicação que sejam capazes de direcionar seu marketing e comunicação. Uma boa agência ou um profissional freelancer qualificado vão, junto com você, entender qual a sua proposta de trabalho, analisar seu mercado e a concorrência e chegar a um plano de ação de publicidade e marketing.
Com este plano, serão traçadas suas metas de comunicação e sua identidade visual, definindo como sua imagem vai aparecer em todos os pontos de contato com seu público. Monta-se uma estratégia que define quais são as ações que levarão até a audiência. Desde fazer um evento, criar um novo site, fazer uma boa campanha no Facebook, criar um canal de vídeos… qualquer ação pode ser fonte de visibilidade, se for feita do jeito certo, com planejamento e muita estratégia.
Uma comunicação eficiente, que traga resultados, não pode ser negligenciada – não se trata apenas de fazer uma divulgação aqui e outra lá e esperar que os clientes batam à porta. A prática do “faça você mesmo”, sem orientação e acompanhamento, não conduz a um real – e sustentável – sucesso.
Dificilmente você vai dar conta de fazer tudo relacionado à sua carreira sozinho, então foque no que é importante: dançar muito bem, dar aulas incríveis! E delegue as outras necessidades para quem tem o melhor conhecimento para te ajudar.
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