Pedro Galiza, artista da dança e performance, sofre violência em carro de aplicativo da 99

Crédito das Fotos: Marcio Vasconcelos

Na madrugada do último dia 14 de setembro, a artista não-binária Pedro Galiza sofreu um episódio de violência física e emocional ao solicitar um carro pelo aplicativo 99. Pedro voltava de uma festa na Rua Augusta e estava indo para casa no Jardim Damasceno, zona norte da capital paulista.

Ao chegar ao destino, Pedro notou que o valor da corrida era bem maior do que o mostrado no aplicativo no momento da solicitação. O motorista se recusou a aceitar que Pedro fosse buscar o dinheiro em casa para pagar a diferença e começou uma série de ameaças, dizendo, inclusive que estava armado.

O motorista também não deixou Pedro sair do carro e partiu em alta velocidade agredindo verbalmente a artista e a ameaçando fisicamente. Sob coação, Pedro foi obrigado a entregar o seu aparelho celular desbloqueado para que pudesse deixar o veículo.

Com a entrega do aparelho celular, o motorista mandou Pedro descer do carro ainda em movimento, mas a artista se recusou fazendo-o ficar ainda mais truculento. Pedro pediu para o motorista parar o carro para que ela pudesse sair. Então o motorista desacelerou o veículo, mas quando Pedro colocou os pés no chão, o homem acelerou propositalmente.

A artista caiu e foi arrastada por uns metros. Pedro teve um corte na cabeça e várias escoriações pelo corpo, principalmente no rosto e mãos e conseguiu ajuda em um posto de gasolina.

Após o crime, Pedro abriu um boletim de ocorrência no 72º Distrito Policial e, desde então, espera que o motorista seja responsabilizado. O caso foi registrado como roubo, ameaça e lesão corporal pela Polícia Civil, que segue investigando o caso.

Pedro está traumatizado, mas afirma que pretende divulgar o acontecido como um alerta para os passageiros e também para que os aplicativos de transporte tomem ações mais efetivas no combate a violência.

Artistas da dança de São Paulo organizaram uma vaquinha para ajudar Galiza nesse período de recuperação. Para colaborar, seguem os dados para doação:
Adalto Batista Goncalves (pai da Galiza) – PIX: 059.546.008-99

Ou

Banco Caixa Econômica Federal | Agência: 3880 | Produto/Operação: 1288 – Poupança CAIXA | Conta: 895049176-0 | CPF: 059.546.008-99  

Sobre Pedro Galiza 

Artista transmídia com interesses e pesquisas artísticas que se dão no corpo em movimento, na conectividade e através de colaborações com diversas redes de artistas. Alguns desse encontros geraram os seguintes trabalhos: Situação de Atrito # Variação Nula (2017 – 2019) com Nucleo Entre_Tanto (direção de Wellington Duarte; FFOBIA SETOR (2018 – 2022) com Mirella Brandi x Muep Etmo; FLESHION e Eu Sou Uma Fruta Gogóia (2019), colaboração com Thelma Bonavita. Passou a integrar o Núcleo Vera Sala desde 2021, com o projeto ”Anatomias para o Desassossego”. Em 2023 passou a integrar a KeyZetta e Cia no projeto ”COISA QUE MOVE – Danças para Takao”. Pedro Galiza também segue no cultivo de zonas de pesquisas autônomas, e sempre de maneira autodidata – sendo assim criou e performou alguns trabalhos autorais, como ‘’ACIDENTES’’ (2015 – 2021), apresentado em vários espaços e configurado em diversos formatos; ‘’COIOTE CEGO’’ (2017- 2021); DO FILHO NOTURNO AOS PAIS DESCONHECIDOS (2018).

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.