Dulce Aquino e Katya Gualter (FND) entregam o documento à presidenta da Funarte, Maria Marighella, e ao diretor do Centro de Dança, Rui Moreira. Foto: LG / CGCOM Funarte
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) recebeu, na manhã de segunda-feira (24/11), no Palácio Gustavo Capanema, o documento “Por uma política para a Dança pautada na diversidade, territorialidade e financiamento”, entregue pelo Fórum Nacional de Dança (FND). O material foi construído coletivamente durante os encontros “Dança é Política”, realizados online nos dias 18 e 25 de agosto e presencialmente em Brasília, nos dias 2 e 3 de setembro, reunindo artistas, gestores, educadores, produtores e representantes de coletivos de todo o país para debater políticas públicas estruturantes para a dança.

Participantes da reunião entre o Fórum Nacional de Dança e a Funarte, durante a entrega do documento. Foto: LG/ CGCOM Funarte
A entrega contou com a presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella, do diretor do Centro de Dança, Rui Moreira, e das coordenadoras setoriais de dança, Juliana Amaral e Janaína Botelho. Representando o FND, participaram Dulce Aquino e Katya Gualter, da diretoria colegiada.
Segundo Katya Gualter:
“Foi um encontro extremamente profícuo quanto aos alinhamentos fundamentais entre o FND e o novo setor da Funarte/Direção e Coordenação da Dança. Além da entrega do documento ‘Por uma política para a Dança pautada na diversidade, territorialidade e financiamento’, eu e nossa decana Dulce Aquino, na qualidade de representantes da Diretoria Colegiada do FND, estabelecemos diálogos com Maria Marighella e Rui Moreira, com a participação também de Juliana Amaral e Janaína Botelho, sobre os pontos destacados no documento. Os diálogos seguiram um fluxo de entendimento acerca da necessidade fundamental de um trabalho integrado do Centro de Dança da Funarte com o FND, para a elaboração de uma proposta de Política para a Dança, a ser entregue até março de 2026, durante os Encontros Setoriais que acontecerão na Funarte/RJ, tendo como um dos principais pilares um fundo para a dança.”

Rui Moreira e Katya Gualter dialogam sobre os encaminhamentos para a Política Nacional da Dança. Foto: LG/ CGCOM Funarte
A também diretora colegiada do FND, Dulce Aquino, afirmou:
“Mais uma vez o Fórum Nacional de Dança registra sua participação na construção de políticas públicas para a Dança. Nesse encontro com a Funarte, no momento em que esta instituição apresenta à sociedade importantes documentos que despontam como bússola para a elaboração de parâmetros legais, parâmetros esses que servirão para balizar e apoiar novos procedimentos para o desenvolvimento das artes em sua diversidade de linguagens e formas expressivas. Nesse encontro no qual o Fórum Nacional de Dança apresentou as atuais emergências setoriais da área e reflexões sobre as especificidades da Dança, linguagem artística potente como expressão da cultura brasileira mas vulnerável nos dias de hoje com o avanço da direita e setores conservadores da sociedade, o diálogo foi produtivo e a presidenta Maria Marighella e o diretor do Centro de Dança acataram as demandas apresentadas e reafirmaram o compromisso de permanente diálogo com a comunidade dos artistas, profissionais e trabalhadores da dança.”
O documento representa um passo estratégico na articulação do setor e reforça a importância da construção coletiva de políticas públicas para a dança, consolidando o diálogo entre sociedade civil e gestão pública.
Fórum Nacional de Dança