Foto: @alvimfotografia/Divulgação
Artista gravou vídeo em defesa do projeto que propõe aposentadoria especial após 25 anos de contribuição. A proposta está parada na Câmara e precisa de mobilização social para avançar.
Carlinhos de Jesus declarou apoio ao PLP 190/2015, projeto que garante aposentadoria especial para profissionais da dança. O vídeo foi publicado nos perfis do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro e do Fórum Nacional de Dança, ampliando a mobilização em torno da pauta.
Em seu depoimento, o coreógrafo e dançarino relatou sua batalha contra lesões adquiridas ao longo de mais de 40 anos de carreira, evidenciando o desgaste físico intenso da profissão:
“Nossa atividade é muito bonita, linda e maravilhosa, mas às vezes é muito curta. É uma atividade que nos causa lesões, fraturas e uma série de problemas que nos afasta do palco ou da sala de aula, nos afasta da dança”, afirmou Carlinhos.
Apoio popular cresce
O vídeo alcançou quase 500 mil visualizações, mostrando a força do tema e a comoção que ele gera. Nos comentários, trabalhadores da dança de todo o país compartilharam histórias semelhantes e reforçaram o pedido pela aprovação da lei. Muitos, inclusive, sugerem que a proposta leve o nome de Carlinhos de Jesus em homenagem à sua trajetória e coragem de levantar essa bandeira.
“Verdade Carlinhos! Há muito tempo conversamos com deputados e vereadores daqui do ES mas infelizmente são tão insensíveis para esta realidade! Tenho 40 anos de Cia e não tem sido fácil! Aproveite que você está na mídia televisiva e fale por nós! Aposentadoria já!” — comentou Mitzi Marzzuti.
“Parabéns por se colocar à frente desta solicitação e se expor para mostrar o quanto trabalhar nesta profissão pode levar a graves lesões. Temos certeza que em breve você vai se recuperar e dar grandes shows em grandes palcos.” — escreveu Sérgio Buzzi.
O que é o PLP 190/2015?
De autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o projeto propõe que bailarinos e bailarinas possam se aposentar após 25 anos de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social, reconhecendo o esforço físico e as condições intensas da profissão.
Atualmente, o PLP 190/2015 está apensado ao PLP 89/2003 e encontra-se na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, aguardando a designação de relatoria.
Essa é uma das principais pautas da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Dança, lançada em 2023 com a adesão de mais de 180 parlamentares. A frente atua em conjunto para fortalecer os direitos da categoria, incluindo aposentadoria especial, regulamentação trabalhista e inclusão da atividade no MEI.
Como apoiar?
A sociedade pode apoiar o projeto votando diretamente no site da Câmara dos Deputados:
1) Acesse: https://www.camara.leg.br/enquetes/2053471
2) Clique em “Concordo totalmente” para registrar seu apoio.
3) Será solicitado que você faça login ou crie uma conta. O acesso é feito através do gov.br
4) Confirme seu voto em “Concordo totalmente”.
Fórum Nacional de Dança