A Dança e Projeto Social em tempos de Pandemia Covid-19

MOMENTO HISTÓRICO NO MUNDO E NO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A HISTÓRIA DA DANÇA, AINDA MAIS SE TRATANDO DE BALÉ EM PROJETO SOCIAL.

Há seis meses, continuamos com VIDA EM MOVIMENTO. O projeto social localizado na zona de sul de São Paulo oferece gratuitamente há mais de 10 anos, aula de balé clássico para 230 crianças e adolescentes das comunidades carentes de Vila Andrade, Capão Redondo e região. A pandemia COVID-19 colocou a liderança da AMIS em alerta, pois os treze projetos sociais da ONG proporcionam um local seguro e acolhedor para os beneficiados que vivem em vulnerabilidade social.

Por ser um projeto social que atende famílias de baixa renda, houve grande preocupação na realização de aulas online a adaptação ao momento de crise seria fundamental para mantermos a integração com nossas famílias e as bailarinas (meninas de 04 a 16 anos). Num primeiro momento, utilizamos um grupo fechado de Instagram para postagem de conteúdos em diversos níveis de conhecimento, porém não tivemos um alcance significativo. Depois, com todas as famílias inseridas nos grupos de WhatsApp disponibilizamos vídeos com exercícios, seguindo o planejamento pedagógico presencial com algumas alterações no programa, neste contexto pudemos alcançar 197 bailarinas.

Foram mais de 2.800 vídeos entre enviados e recebidos pelos professores, que corrigiam individualmente os alunos. A outra experiencia que tivemos e permanece atual neste momento são as aulas via plataforma Zoom, as quais possibilitam um envolvimento maior e integração com a professora e colegas de classe. Aquelas que não podem participar das aulas, por vários fatores como: ausência de um responsável com aparelho celular, falta de conexão via internet entre outros, recebem vídeos com conteúdo para estudar e retornar a atividade proposta ao professor assim que possível. O empenho da AMIS à essas atividades favorecem o envolvimento com as famílias e proporcionam apoio, incentivo e valorização do vínculo familiar, fundamental para a construção de cidadãos e superação deste momento tão incerto e desafiador.

As aulas online reforçam ainda mais a necessidade de um trabalho consistente de conhecimento técnico. Tivemos uma boa aderência às aulas online, devido ao trabalho que realizamos anteriormente com base na consciência corporal e o uso do método da Royal Academy of Dance de Londres para o ensino do balé, pois, nossas professoras são formadas e possuem amplo conhecimento e domínio no método e buscam sempre aperfeiçoamento em cursos.

De março a agosto a AMIS, realizou AÇÕES CONTRA A COVID-19, nelas em parceria com grandes empresas (Instituto Coca-Cola, Novartis, Aveneus School, Colégio Visconde de Porto Seguro e Super Mercado Hirota Food) entregamos cestas básicas, cartões alimentação, leite, kit nutritivo, kit de guloseimas, produtos de higiene, limpeza e máscaras para todos os beneficiados. 

Assim, através de um amplo trabalho de pesquisa da realidade em que estamos vivendo com nosso próximo, no mundo e na dança, aprimoramos nosso conhecimento e devolvemos à sociedade união e amor, para juntos enfrentarmos e escrevermos este ano tão atípico de 2020.
AMIS

AMIS

Ver Perfil

Associação Morumbi de Integração Social – AMIS, promove por meio da execução direta de treze projetos socioassistenciais abrangendo quatro eixos temáticos: educação /cultura, esportes, capacitação e cuidado. Localizada na Vila Andrade, uma das regiões de maior diversidade socioeconômica de São Paulo, busca reduzir a desigualdade social característica do bairro, através da excelência e qualidade nos serviços prestados à comunidade. O projeto Vida em Movimento é um projeto social que, visa envolver crianças e adolescentes, regularmente matriculadas em escolas públicas da região Vila Andrade, retirando-as da situação de elevada vulnerabilidade decorrente da pobreza, violações e negligencias do seus direitos, em que se encontram no contra turno escolar (muitas ficam sozinhas em casa) com risco de abusos e do aliciamento para o crime, drogas e prostituição. Com o intuito de trazer melhor qualidade de vida, os beneficiados encontram alegria, graça, disciplina, beleza, relacionamento sócio – afetivo e conhecimento do corpo e suas potencialidades através do ensino da dança clássica. Além das aulas de balé e sua cultura, um grande resultado são as apresentações de encerramento do ano com todas as participantes do projeto que frequentaram as aulas ao longo do ano, promovendo assim, a formação de público e democratização ao acesso à dança para interessados na área que não possuem condições financeiras para assistir espetáculos. O projeto Vida em Movimento é reconhecido pelo Ministério da Cultura e está no terceiro ano de patrocínio através da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet). www.aamis.org.br