LEITURAS DA DANÇA

Ser dançaterapeuta hoje - de María Fux

Segunda, 11 de Junho de 2018 | por Portal MUD |

SER DANÇATERAPEUTA HOJE

de María Fux

Editora Summus I 2011 I 120 páginas


A dançaterapeuta argentina María Fux é conhecida pela sensibilidade com que trabalha com todos os tipos de público, extraindo dos movimentos corporais, da música e do silêncio uma trama que entrelaça palavras, corpos, ritmos vozes, linhas e cor. No livro, ela compara algumas das ferramentas criativas que utiliza para promover a comunicação em seus grupos de trabalho.

A artista mergulha em seu interior e compartilha com o leitor os principais recursos de sua técnica pedagógico-terapêutica original. Dessa maneira, em torno do silêncio e da música, vai tecendo com suas ideias uma trama tão firme quanto inspiradora, na qual as vozes, as palavras, os corpos, as luzes e as sombras, as etapas da vida, o contato e a ternura se integram harmoniosamente.

O texto culmina com a crônica detalhada de um dos seminários intensivos de formação que María promove habitualmente em Buenos Aires e com o testemunho de colaboradores, discípulos, pais e profissionais de diferentes países que receberam seus ensinamentos.


Sobre a autora

A argentina María Fux é bailarina, coreógrafa e dançaterapeuta com atuações nos cenários mais importantes da Argentina e do mundo. Possuidora de uma estética própria e de uma compreensão da dança como caminho à plenitude das potencialidades expressivas que toda pessoa possui. Criadora da Dançaterapia, seu trabalho é integrativo, reunindo em suas aulas alunos com diversos tipos de deficiência. Foi condecorada pela Unesco como “cidadã do mundo” em 2000. Com 80 anos, tem diversos livros publicados e continua dançando e ensinando.



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.