MURAL DA DANÇA

Portal MUD é membro do Conselho Internacional de Dança!

Quarta, 21 de Novembro de 2018 | por Portal MUD |

É com grande orgulho que anunciamos que o Portal MUD, bem como suas fundadoras Natália Gresenberg e Talita Bretas, em razão dos trabalhos desenvolvidos em prol da dança, foram convidados a serem membros do Conselho Internacional de Dança!

O Conselho Internacional de Dança (CID) é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1973, sediada no escritório da UNESCO, em Paris.

É parceira oficial da UNESCO desde 1975, reconhecida como organização não governamental que representa todas as formas de dança mundialmente, e tem como missão reunir e conectar as mais relevantes organizações e profissionais que desenvolvem serviços de excelência em dança ao redor do mundo.

CID possui mais de 9.000 membros de cerca de 150 países, desde escolas de dança, instituições, festivais, coreógrafos, professores, bailarinos, críticos, gestores, dentre outros. Além do network e do prestígio inerente, membros do CID podem participar de eventos internacionais organizados por outros membros, apresentar trabalhos acadêmicos e artísticos, pleitear financiamento para a UNESCO e/ou para o governo a fim de representar internacionalmente o seu país.     

Teve como primeiro presidente o importante coreógrafo alemão Kurt Jooss, percursor da dança-teatro e criador do premiado e icônico espetáculo “A Mesa Verde” (The Green Table), um dos mais representativos do expressionismo alemão.

Conseguimos com exclusividade uma entrevista com o Presidente do CID, Mr. Prof. Dr. Alkis Raftis. Assista aqui ou leia na íntegra abaixo!



Portal MUD: Como é o trabalho de Presidente do CID? Com quais instituições mantém diálogo constante e quais são as suas ações para desenvolver a missão do CID?

Alkis Raftis: O trabalho do presidente do CID parece bem simples. Primeiro, nós entramos em contato com a UNESCO, entramos em contato com as delegações dos vários países da UNESCO e em contato com a comissão nacional da UNESCO que são encontradas em seus respectivos países. E algumas vezes diretamente com o governo. Quando eu viajo para um país eu normalmente tenho uma reunião com o ministro da cultura ou com o ministro da educação e nós conversamos sobre assuntos relacionados à dança.

PM: Qual é a importância e as vantagens de ser uma organização reconhecida pela UNESCO?

AR: O grupo do CID é bem elaborado. Isso requere uma resposta longa. E tem que existir uma organização oficial para cada tipo de arte. UNESCO é o órgão mais alto para cultura, e nesse sentido nós somos a organização para dança. Então para cada arte, para cada ciência, deve existir um nível de organização mais alto. Isso é necessário para agir como um guarda-chuva para as outras organizações.

PM:  Quantos membros existem atualmente? Quantos deles são brasileiros?

AR: Nós temos muitos milhares de membros e várias centenas deles estão no Brasil. Nós gostaríamos de ter mais membros no Brasil, porque o Brasil é o um país grande e tem muita dança. No mundo existem muitos países grandes, mas nem todos eles tem muita dança. O Brasil junta essas duas características, é um país que é ao mesmo tempo grande e tem muita dança. E um grande número de membros nesse momento não é satisfatório, eu gostaria de ver muitos mais. E nós colocamos a nossa atenção no Brasil, nós temos uma secretaria de arte, duas pessoas estão trabalhando o tempo todo com contatos no Brasil.

PM: Quais são as vantagens de ser um membro do CID?

AR: Sobre as vantagens de ser um membro do CID, nós simplesmente dizemos: quais são as vantagens de não ser um membro?

PM: Qual é a importância de trabalhar em rede e promover a interação entre as pessoas que fazem a dança acontecer pelo mundo?

AR: O CID é automaticamente um grande network com todos os outros profissionais do mundo. Por natureza é um grande network, e isso é obviamente uma situação onde todos ganham quando olhamos para a lista de contatos global de dança. Nós temos muito orgulho disso. Nenhuma outra organização, nenhuma outra arte, nenhuma outra ciência, tem a sua lista de contatos própria. Eu tenho muito orgulho de a dança ter a maior de todas elas. Nós estamos chegando em meio milhão de associados lá.  Meio milhão de profissionais de dança estão associados lá e isso é extraordinário, estamos muito orgulhosos.  Levamos 20 anos para coletar todos esses e-mails.  Nós seguimos coletando todos os dias. Então eu encorajo todo profissional de dança, sendo membro ou não do CID, a mandar a sua inscrição para a diretoria global de dança.  Nós esperamos alcançar meio milhão logo.

PM: Qual é o protagonismo do CID em uma realidade digitalmente conectada, em que as relações e conexões são feitas no ambiente virtual? Como lidam com isso?

AR: Como nós mudamos... Essa é uma boa pergunta. Como nós nos adaptamos à realidade, que é uma grande extensão da realidade digital? As pessoas são digitais usando os seus celulares, computadores, tudo se torna digital e o CID é digital também. O CID se tornou digital bem antes das outras organizações. Há muito tempo atrás, 20 anos antes de termos a chance de ter entre o nosso time 2 ótimos engenheiros de TI e nós ainda temos eles, são 2 irmãos, os irmãos Theocharidis. E eles colocaram a gente no mapa quando se trata de tecnologia digital. Nós somos bem avançados quando se trata de tecnologia digital. Primeiramente, na internet nós temos um arquipélago de 100 websites na internet, você acredita? 100 websites que são conectados, que são os 2 portais CID, que tem sites subsidiários como o site especial oficial para o dia da dança, o panorama CID que lista todos os eventos do mundo, as matérias do CID que tem publicações, e tantos outros sites que nós mantemos diretamente e dúzias de outros sites operados pelos setores do CID.Então são aproximadamente 100 sites do CID.

PM: Quais são os planos para 2019?

Você pergunta quais são os nossos planos para 2019. Eu não tenho um plano em particular. Não, eu não tenho um plano em particular. Nós estamos felizes, estamos indo muito bem, 2018 foi um bom ano, e 2017 também. Cada ano nós crescemos uma média de mais de 20%, acredita nisso? Nós somos umas das organizações de maior sucesso crescendo mais de 20%, as vezes 50%, todos os anos pelos últimos 20 anos.Então temos uma enorme taxa de crescimento que me faz hesitar em mudar a nossa estratégia. Nós vamos continuar como sempre fizemos, sem grandes mudanças.

PM: Tem alguma mensagem para os profissionais da dança no Brasil?

Você me pergunta qual é a minha mensagem para profissionais de dança no Brasil. Primeiro eu gostaria que eles celebrassem o dia da dança, 29 de abril de cada ano, o mundo todo, em cada canto do mundo eles celebram o dia da dança, então por favor, façam alguma coisa no dia da dança. Mesmo que seja a sua pequena celebração própria, na sua escola, na sua companhia de dança. Mostrem que é um dia especial para todos nós.

Número 2 é mandem as suas inscrições, isso é de graça, vai demorar somente 1 minuto para fazer e enviar a sua inscrição para a diretoria global. Nós queremos chegar à meio milhão de profissionais de dança logo. Então contribuam, por favor e nós queremos que os brasileiros estejam lá, porque queremos que o mundo inteiro encontrem vocês. Se vocês estiverem na diretoria global, todos podem encontrar vocês facilmente.

E número 3, que vocês deveriam considerar oferecer certificados internacionais aos seus alunos. Eu acho que o Brasil merece isso, os alunos que estudam dança no Brasil merecem isso. Eu acredito que todas as escolas da dança deveriam oferecer certificados internacionais. É inimaginável pra mim pensar em escolas de dança não dão diplomas para os seus alunos. E claro que um diploma não é algo que você imprima sozinho, deve ser um diploma reconhecido, internacional, e esse é o único documento, o único diploma que o aluno pode levar consigo a qualquer país do mundo e ser reconhecido. Então esse é o meu conselho a todos os profissionais de dança do Brasil. Por favor, considerem oferecer certificados internacionais aos seus alunos.


Membros do CID tem desconto no Laboratório da Dança e Mural da Dança! Veja mais aqui.



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.