MURAL DA DANÇA

Outra Dança

Domingo, 10 de Outubro de 2021 | por Henrique Rochelle |

Um novo site é um novo espaço de conversa. Entra no Outra Dança, fica à vontade, vamos falar sobre dança

A minha aventura em pensar uma cara nova, um nome novo, e uma estrutura nova pro meu site começou no ano passado. Foi uma jornada, com discussões que eu não necessariamente esperava ter. Desde questões de que cores ficam onde, até os tamanhos e formatos das fontes, e os longos debates pra chegar em uma definição da logo e da cara. Em todo o processo, a única coisa que realmente foi rápida foi o nome: Outra Dança.

O nome foi um tanto fácil porque ele foi emprestado de experiências bem pessoais, e de quase 15 anos respondendo perguntas do tipo “mas você também dança?”, “e você não dança?”, “você já dançou?”. Na real, o que eu faço é próximo, mas é outra coisa. Acredite, fora do palco existe uma outra dança…

Outra Dança nasceu oficialmente nessa quinta-feira, dia 7 de outubro. Foi nesse dia que em 2013 eu publiquei pela primeira vez o Da Quarta Parede, meu primeiro projeto de crítica de dança. O site teve duas versões principais, e foi inteiro feito por mim, em muitas horas de briga com a tecnologia, o design, e a estrutura de sistemas semi-prontos.

Essa nova versão tem a vantagem de ter sido feita por gente que sabe o que faz. Todas as coisas foram pensadas em longos processos. Só da escolha de uma imagem de cadeira até acertarmos os ângulos e as curvas que me deixavam mais à vontade em cada elemento dessa cadeira, foi um mês de idas e vindas. Além das dezenas de ajustes nos detalhes que o leitor pode ver, tem outros tantos na estrutura interna do site: como eu coloco qual informação e onde, pra ela ser puxada pra configuração certa, e chegar do jeito que eu gostaria. É uma jornada o processo de afinar detalhes.

Jornada completamente diferente foi a de inserir no site toda a minha produção desde 2013. Nesses 8 anos, eu publiquei quase 200 críticas. E desde o meio do ano passado, foram 60 colunas da 3ºsinal. Rever isso tudo, texto a texto, foi um tanto assombroso. Mas o processo era importante pra mim: eu faço questão de que o site novo carregue todo o acervo dos antigos, porque o propósito de tudo isso, desde 2013, tem sido preservação, memória, e discussão da dança que se faz por aqui.

O que começou como um projeto pessoal de registro, só pra eu ter como recuperar algumas coisas assistidas, há 8 anos se tornou público, e, cada vez mais, tem sido uma esperança de que se desdobre em mais reflexões. Eu parti das conversas que eu tinha, na minha cabeça, lendo críticas de dança, pra tentar oferecer um outro ponto de partida, pra outras conversas, de outras pessoas, sobre outras danças.

Continua não sendo sobre concordar, sobre estar certo, sobre adivinhar alguma coisa. A ideia sempre foi outra: criar espaços pra refletir, pra discordar, pra olhar de outros jeitos, e pra conversar sobre dança. O desejo é sempre que cada vez mais a gente converse sobre dança. E eu espero que esse site novo sinta como um lugar confortável, agradável, onde vale a pena ocupar um tempo e falar de dança. Fica o meu convite: segue o link, entra, fica a vontade, vamos conversar sobre dança. 

 

* Henrique Rochelle é crítico de dança, membro da APCA, doutor em Artes da Cena, Professor Colaborador da ECA/USP, e editor do site Outra Dança.

*Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete a opinião do Portal MUD.


Publicado por :



Henrique Rochelle

Crítico de dança



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.