CALENDÁRIO DA DANÇA

Gaga e Black Hole | Shamel Pitts volta ao Brasil em Outubro

Imagem: Shamel Pitts. ©Gadi Dagon | Segunda, 07 de Outubro de 2019 | por Portal MUD |


Pelo 5º ano consecutivo, a cidade de São Paulo recebe o projeto Gaga Brasil, que divulga e compartilha a linguagem de movimento criada pelo consagrado coreógrafo Israelense Ohad Naharin. No mesmo projeto, o professor da linguagem, bailarino e coreógrafo Shamel Pitts apresenta o espetáculo inédito em São Paulo, Black Hole.

De 15 a 18 de outubro de 2019, após 4 edições que já passaram pelo Rio, Belo Horizonte e São Paulo, a capital paulista prepara-se para receber e comemorar o 5º ano do projeto Gaga Brasil, que oferece aulas de dança a um amplo público de bailarinos e também não bailarinos, unindo grande profissionais da dança, amadores e até mesmo os que nunca se arriscaram num passinho.

Bailarinos profissionais terão a oportunidade de participar do Gaga/dancers Workshop que propõe a combinação das aulas Gaga/dancers com aulas do repertório coreográfico de Ohad Naharin. Para o grande público, a partir de 16 anos, o projeto oferece as aulas Gaga/people, em que não é necessário ter habilidades específicas de dança para participar. Os encontros serão ministrados pelo bailarino e coreógrafo nova-iorquino Shamel Pitts [ex-Batsheva Dance Company], que além de conduzir as aulas de Gaga, apresentará a sua mais nova criação intitulada Black Hole, no Itaú Cultural, entre os dias 11 e 13 de outubro.

Gaga é a linguagem de movimento desenvolvida pelo israelense Ohad Naharin ao longo de vários anos, paralelamente ao seu trabalho como coreógrafo e diretor artístico da Batsheva Dance Company, de Tel Aviv - companhia mundialmente reconhecida por sua excelência técnica e artística. Gaga tem origem na necessidade de comunicação entre Naharin e seus dançarinos e na sua curiosidade por uma pesquisa contínua. GAGA tem origem na crença do poder dinâmico, curativo e mutável do movimento; promove consciência corporal com flexibilidade, energia e agilidade, ampliando o senso de imaginação. É uma experiência de liberdade e prazer. O objetivo é estimular a potência de cada participante, visando o contato profundo consigo mesmo e com os outros. As aulas são embasadas em uma escuta do corpo e das sensações físicas. As instruções são implantadas para aumentar a consciência e amplificação das sensações. Ao invés de mudar de um ponto para outro, as instruções são colocadas em camadas, construindo uma experiência física multi-sensorial.

O projeto Gaga Brasil teve sua primeira edição em 2015, nascida do encontro entre a bailarina e produtora Carolina Amares - que acabava de deixar o Grupo Corpo - com a publicitária e agora performer Mirelle Martins e Pitts. O que era para ser um acontecimento de dança pontual, devido ao grande sucesso, transformou-se em atividade anual e super aguardada pelo público amante da dança no Brasil, ao longo de 5 anos. Em 2019, o projeto é apresentado em uma coprodução entre Carolina Amares e a produtora Lia Levin, que após morar em Tel Aviv, se apaixonou pela linguagem e agora é parte do time.


Aulas de Gaga/people - dias 15, 16, 17 e 18 de Outubro, das 20:30 às 21:30

Gaga/dancers workshop - dias 15, 16, 17 e 18 de Outubro de 2019, das 09:00 às 12:30


Black Hole

Este ano, além do projeto Gaga Brasil, as co-produtoras trazem para São Paulo o mais novo espetáculo de Shamel, Black Hole - o último de uma trilogia que apresenta bailarinos de diferentes países da diáspora negra. Após passar por cidades como Londres, Berlim, Nova Iorque, Tel Aviv e Rio (entre outras), tem estreia no Itaú Cultural nos dias 11, 12 e 13 de Outubro.

O trabalho pesquisa e compartilha uma odisséia artística e performática em que talentosíssimos performers negros unem-se para criar um trio vigoroso e de afro-futurismo. A Trilogia que é precedida por Black Box, solo do coreógrafo e bailarino, e por Black Velvet, duo criado com Mirelle Martins, fecha a maratona de três partes. Black Hole conta com mais um bailarino, Tushrik Fredericks (África do Sul), que se reveza com Ricardo Januário (São Paulo).


Sobre Shamel Pitts

Shamel teve sua formação em Artes Performativas na Juilliard School e foi bolsista da Alvin Ailey School, ambas em Nova York. Antes de se tornar intérprete da Batsheva Dance Company, passou pela Cia Hell's Kitchen, de Baryshnikov, e hoje é bailarino convidado da companhia de dança LEV de SHARON EYAL | GAI BEHAR, remontador de coreografias de Ohad Naharin e professor convidado de Gaga em importantes companhias de dança e programas como o Netherlands Dance Theater Summer Intensive Faculty. É artista residente da universidade de Harvard e em 2018 foi contemplado com o prêmio Princess Grace para seu trabalho como coreógrafo.


Curiosidade

O processo criativo de Naharin e o desenvolvimento da linguagem Gaga foram registrados no filme Gaga - O Amor Pela Dança (“Mr. Gaga”, Tommer Heymann, 2015), que conta a história do coreógrafo. O documentário teve grande sucesso e, por meio dele, dele é possível se aproximar do trabalho desse grande artista. O filme, que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 2016, está disponível em algumas plataformas online. Assista o trailer aqui:




Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.