MUSEU DA DANÇA

Curso de Dança da UNICAMP comemora 35 anos de história

Quinta, 03 de Setembro de 2020 | por Curso de Dança da Unicamp |

Neste emblemático ano de 2020, o Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp faz 35 anos. Sua história pioneira, sempre desdobrada de reflexões sobre as transformações correntes em sua área de conhecimento, segue firme perseguindo o ideal de promover um ensino universitário indissociável da pesquisa e criação. Espaço formativo pautado na experiência de estar junto corpo-a-corpo, construindo um aprendizado sensível e artesanal, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança enfocam uma relação com a arte e a sociedade, em contínua ressignificação humana, cultural e tecnológica.


E por ser assim, hoje, em um cenário tão sombrio, marcado pelo retrocesso político de um governo que tem como um dos seus principais focos o desmantelamento da cultura e das artes, por uma pandemia que já matou mais de 110 mil brasileiros e que exige o distanciamento do contato social, é difícil conceber um ato comemorativo, de caráter festivo.

Mas, se os antônimos do verbo comemorar são escapar, esquecer, olvidar, omitir, deslembrar, não podemos ceder a ausência de um posicionamento e, portanto, resistimos! Temos que bradar pela dança, arte da presença e do encontro que resilientemente, nesse momento, resiste se espraiando por telas de smartphones, tablets e notebooks.

Sim: rememorar, trazer a lembrança para celebrar a importante produção artística e pedagógica de alunes, professores, artistas, pesquisadores, funcionários e parceiros que ao longo desses 35 anos vem concebendo e disseminando saberes da(s) dança(s) na universidade e junto a diferentes contextos acadêmicos, educacionais, culturais e artísticos.


Novos desafios de ocupar outras mídias para ritualizar estes 35 anos. Escolhemos o instagram @dancaunicamp e um canal próprio no youtube, para que diferentes gerações se façam presentes por meios de imagens, textos, depoimentos e lives. Criada na história do Curso de Dança do Departamento de Artes Corporais da Unicamp, e em suas ressonâncias nos ambientes profissionais, uma rede de vínculos e afetos se expandirá por compartilhamentos com outros públicos, criando novas conectividades dançantes.

Muitos agradecimentos a serem feitos. Muitos parabéns a serem dados. A cada uma e a cada um que tornou e continua tornando possível, estudar, ensinar, pesquisar, performar, compor DANÇAS nesses 35 anos de existência e vida expressiva do DACO.  


Marisa Martins Lambert – Coordenadora de Graduação | Ana Maria Rodriguez Costas – Coordenadora Associada de Graduação

* Foto: Aula de improvisação com a criadora do curso profa. Marilia de Andrade e percussionista Jorge Schoeder. 1995. Fotógrafo não identificado. 

Publicado por :



Curso de Dança da Unicamp

Publicações de docentes e discentes



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.